- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Envio de caças F-16 da Dinamarca para Ucrânia será adiado por 6 meses, diz mídia citando Defesa

© AFP 2023 / Jan LanghaugO Ministro da Defesa da Noruega, Bjørn Arild Gram, sentado na traseira de uma aeronave F16 no aeroporto de Bodш, Noruega, em 3 de janeiro de 2024
O Ministro da Defesa da Noruega, Bjørn Arild Gram, sentado na traseira de uma aeronave F16 no aeroporto de Bodш, Noruega, em 3 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2024
Nos siga no
O jornal dinamarquês Berlingske disse que a doação de caças F-16 pela Dinamarca à Ucrânia será adiada por meses, com a entrega acontecendo no segundo semestre, ou seja, com atraso de seis meses.
Copenhague deveria fornecer as primeiras seis aeronaves por volta do Ano Novo, mas uma série de condições não concluídas levaram ao atraso, relata o jornal.

Entre as condições incluía-se a formação bem-sucedida de pilotos ucranianos, bem como a disponibilidade de logística e infraestrutura suficientes para atender as aeronaves na Ucrânia, disse o Ministério da Defesa do país citado pela mídia. No entanto, a pasta não forneceu maiores detalhes sobre as condições.

Atualmente, há seis pilotos ucranianos treinando em jatos de combate avançados na Dinamarca, de acordo com Berlingske. Tanto a Bélgica como a Noruega estão enviando F-16 extras e pessoal para o país escandinavo nos últimos meses para ajudar no treinamento.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, prometeu em agosto enviar 19 caças F-16 para Kiev, parte de um esforço dos aliados para fornecer armas avançadas à Ucrânia.
Copenhague está substituindo sua frota de F-16 por novos F-35 Joint Striker Fighters, mas também enfrenta atrasos no recebimento dos caças programados da produtora Lockheed Martin.
Na quarta-feira (3), o porta-voz do Comando da Força Aérea ucraniana, Yuri Ignat, disse que não se sabe o momento em que Kiev receberá seus primeiros F-16, conforme noticiado. As doações de jatos também estão pendentes nos Países Baixos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала