- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido treinou mais de 60 mil soldados ucranianos desde 2014, diz secretário da Defesa

© AFP 2023 / Henry NichollsO secretário da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, faz um discurso sobre a defesa do Reino Unido e seus aliados, na Lancaster House. Londres, 15 de janeiro de 2024
O secretário da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, faz um discurso sobre a defesa do Reino Unido e seus aliados, na Lancaster House. Londres, 15 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Nos siga no
Mais de 60 mil militares ucranianos receberam treinamento no Reino Unido desde 2014, disse o secretário da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, nesta segunda-feira (15).
"Reunimos cerca de 10 países para ajudar os ucranianos a treinar aqui no Reino Unido. E hoje posso anunciar que os nossos programas já treinaram mais de 60 mil soldados ucranianos desde que a Rússia lançou a invasão da Ucrânia em 2014", disse Shapps em uma conferência de imprensa.
Em 2014, a Crimeia se tornou parte da Rússia após um referendo geral em que 96% dos eleitores optaram por se separar da Ucrânia. Kiev e os seus apoiantes ocidentais, incluindo o Reino Unido, denunciaram o referendo como ilegal.
Os países ocidentais têm fornecido ajuda militar à Ucrânia desde o início da operação militar especial da Rússia, em fevereiro de 2022. O apoio evoluiu de munições de artilharia mais leves e treino para armas mais pesadas, incluindo tanques e caças. Em julho passado, foi formada uma coligação internacional para fornecer treinos aos pilotos ucranianos para pilotar F-16, os caças da sua escolha, liderados pela Dinamarca e pelos Países Baixos.
Na sexta-feira (12), o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou o maior pacote de ajuda de 2,5 bilhões de euros (cerca de R$ 16,1 bilhões) para a Ucrânia para o próximo ano fiscal, durante a sua visita a Kiev. Sunak também assinou um acordo de cooperação em segurança de dez anos com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
Veículos passam pelas muralhas e torres do Kremlin, com a sede do Ministério das Relações Exteriores da Rússia vista ao fundo, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Panorama internacional
'Conversa só para falar': discussão da situação na Ucrânia sem a Rússia não tem futuro, diz Kremlin
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала