Panorama internacional

Ex-chefe de inteligência britânico afirma que Donald Trump é uma 'ameaça' ao Reino Unido

O retorno do 45º presidente dos EUA pode ser desastroso para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), afirmou Richard Dearlove.
Sputnik
A potencial reeleição do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, pode ser "problemática" para a segurança nacional britânica devido à sua posição em relação à OTAN, alertou o ex-chefe do serviço de inteligência MI6, Richard Dearlove.
Richard Dearlove, que liderou o MI6 de 1999 a 2004, estava discutindo ameaças potenciais ao Reino Unido em 2024 em uma entrevista à Sky News no domingo (14), durante a qual apontou o conflito na Ucrânia e o "comportamento de longo prazo da China" antes de passar para a corrida presidencial dos EUA.
"É preciso acrescentar uma ameaça política, que me preocupa, que é a reeleição de Trump [...] o que considero problemático para a segurança nacional do Reino Unido", disse Dearlove. Se Trump, dada a sua atitude crítica em relação à OTAN, "agir precipitadamente e prejudicar a aliança atlântica, isso será um grande problema para o Reino Unido", alertou.
"Colocamos todos os nossos ovos em termos de defesa na cesta da OTAN. Se Trump realmente leva a sério, por assim dizer, mudar o equilíbrio, quero dizer que o guarda-chuva nuclear norte-americano para a Europa é, na minha opinião, essencial para a segurança e defesa da Europa", disse o antigo espião.
Panorama internacional
Reeleição de Trump nos EUA seria 'ameaça' à Europa, diz presidente do Banco Central do continente
Durante o seu tempo na Casa Branca, Trump menosprezou a OTAN, chamando-a de "obsoleta", e questionou a relevância do bloco no mundo moderno. Também lançou dúvidas sobre o compromisso de Washington em defender os seus aliados e argumentou que outros membros da OTAN não estavam contribuindo o suficiente.
"Olhe, a OTAN tirou vantagem do nosso país. Os países europeus aproveitaram", disse recentemente o ex-presidente à Fox News, acrescentando que a sua atitude em relação à OTAN depende de "eles nos tratarem adequadamente".
Apesar de vários processos judiciais contra ele, Trump continua a ser o favorito para a nomeação do Partido Republicano como candidato presidencial. Uma pesquisa recente da Morning Consult indica que ele lidera com 69% de apoio, enquanto o rival mais próximo está muito atrás.
Comentar