Panorama internacional

Planos da OTAN de tomada da Crimeia por tropas ucranianas resultaram em catástrofe, diz revista

Planos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para a tomada da Crimeia por tropas ucranianas resultaram em enormes perdas de equipamento fornecido ao Exército da Ucrânia, avança Military Watch Magazine.
Sputnik
"O Ocidente tinha grandes esperanças de que ofensivas massivas forçariam a Rússia a ceder territórios significativos, o que potencialmente permitiria que as tropas ucranianas recuperassem a estrategicamente importante península da Crimeia", escreve a mídia.
Destaca-se que inicialmente a Ucrânia foi advertida que, se a contraofensiva das suas forças com o apoio da OTAN não produzir resultados, isso poderia minar seriamente o apoio material a Kiev.
Panorama internacional
Ocidente teme falta de defesa aérea ucraniana no inverno; pode ser insuficiente, diz mídia britânica

"Imagens captadas a partir de drones nos primeiros dias da ofensiva confirmaram que alguns dos equipamentos mais conhecidos usados pelas principais unidades ucranianas, tais como tanques alemães Leopard 2A6 e veículos de combate de infantaria norte-americanos Bradley, foram destruídos pelas tropas russas, e nos meses seguintes apareceram novas imagens", acrescenta o autor da publicação.

O fracasso da contraofensiva também foi reconhecido no gabinete do presidente da Ucrânia.
Comentar