Panorama internacional

Venezuela declara que 'acordos com a Turquia contribuíram para o desenvolvimento econômico e social'

Os acordos firmados entre Venezuela e Turquia têm desempenhado um papel significativo no avanço econômico e social de ambas as nações, afirmou Caracas nesta sexta-feira (29).
Sputnik
Tal feito foi celebrado pelo ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil, por ocasião do 73º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Caracas e Ancara.
Panorama internacional
Turquia anuncia destruição de 16 alvos de militantes curdos no norte do Iraque

"No contexto do 73º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Turquia e Venezuela, gostaríamos de parabenizar e celebrar esses laços estabelecidos no século XIX, que possibilitaram a cooperação e o diálogo assinados entre os dois países, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social de nossas nações. Isso nos permitiu progredir na construção de caminhos baseados no respeito mútuo e solidariedade, visando a construção de um horizonte de bem-estar e felicidade para nosso povo", expressou Gil.

Em julho, Venezuela e Turquia concordaram em aumentar o comércio para 3 bilhões de dólares, após a assinatura de um acordo para a promoção e proteção recíproca de investimentos. Segundo o governo, as importações da Venezuela de produtos da Turquia atingiram 691 milhões de dólares em 2022, representando um aumento de 25% em relação a 2021.
Panorama internacional
Venezuela revela detalhes das torturas sofridas por diplomata durante detenção nos EUA
Em junho, o presidente Nicolás Maduro se encontrou com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, após participar de sua posse, na qual foi reeleito com 52% dos votos.
Em 2022, os dois líderes reuniram-se em Ancara, onde assinaram três novos acordos nas áreas de turismo, agricultura e questões financeiro-monetárias.
Além disso, Venezuela e Turquia mantêm cooperação em diversas áreas, incluindo defesa, saúde, energia, comércio, finanças, educação, ciência, cultura, pesca, alumínio, setor automotivo, mineração, aquicultura, entre outras.
Comentar