- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA e Venezuela realizam troca de prisioneiros sob mediação do Catar, informa chancelaria catariana

© AP Photo / Stephen SpillmanO americano libertado Edgar Jose Marval Moreno é assistido por profissionais da área médica na chegada ao anexo do campo de aviação Kelly, depois que ele e nove outros detidos foram libertados sob um acordo de troca de prisioneiros entre os EUA e a Venezuela, em San Antonio, Texas, 20 de dezembro de 2023
O americano libertado Edgar Jose Marval Moreno é assistido por profissionais da área médica na chegada ao anexo do campo de aviação Kelly, depois que ele e nove outros detidos foram libertados sob um acordo de troca de prisioneiros entre os EUA e a Venezuela, em San Antonio, Texas, 20 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos e a Venezuela realizaram uma troca de prisioneiros sob a mediação do Catar, libertando dez detidos norte-americanos em troca de um prisioneiro venezuelano, informou o Ministério das Relações Exteriores do Catar nesta quinta-feira (21).
Na quarta-feira (20), a administração do presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou um acordo com a Venezuela para devolver dez norte-americanos detidos e libertar 20 presos políticos.
"O Estado do Catar anunciou seus esforços bem-sucedidos de mediação entre os Estados Unidos e a República Bolivariana da Venezuela, resultando em um acordo de troca de prisioneiros [...]. Sua excelência, o ministro de Estado do Ministério das Relações Exteriores, dr. Mohammed bin Abdulaziz bin Saleh al-Khulaifi, disse que a República Bolivariana da Venezuela libertou dez prisioneiros americanos em troca de um prisioneiro venezuelano, após uma série de sessões de mediação entre as duas partes", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado publicado no X (anteriormente Twitter).
O ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abdulaziz al-Khulaifi, agradeceu aos EUA e à Venezuela pela sua cooperação em tornar a troca de prisioneiros "um sucesso" e pela sua resposta aos esforços de mediação do Catar, dizia o comunicado.
Al-Khulaifi também destacou o sucesso do Catar na mediação de "vários casos importantes" nos últimos anos, incluindo o EUA-Talibã (sob sanções da ONU por terrorismo), as negociações EUA-Irã, conversações de paz no Líbano, Sudão e Chade, e esforços de mediação entre Israel e o movimento palestino Hamas.
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante anúncio da criação do estado da Guiana Essequiba. Caracas, 6 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
EUA libertam diplomata da Venezuela e outros 19 presos em troca de 10 americanos detidos em Caracas
Além dos 20 presos políticos e de Roberto Abdul, organizador das primárias da oposição de outubro na Venezuela, que foi preso sob acusação de traição no início de dezembro, Caracas vai suspender três mandados de prisão, disse um alto funcionário do governo dos EUA na quarta-feira.
Embora o funcionário da administração dos EUA tenha alegado inicialmente que a Venezuela extraditaria Fat Leonard Francis, um cidadão malaio que alegadamente subornou oficiais da Marinha dos EUA para obter material confidencial, para os EUA, o Departamento de Justiça mais tarde os levou a esclarecer que ele tinha sido "preso e devolvido ao país". Francis escapou do confinamento domiciliar e fugiu para a Venezuela.
Outro prisioneiro norte-americano, Alex Saab, foi detido em Cabo Verde com base em um mandado dos EUA por lavagem de dinheiro em 2020, enquanto viajava para o Irã em uma missão humanitária para o governo venezuelano. A Venezuela afirma que ele foi sequestrado pelo governo dos EUA e desde então busca sua libertação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала