- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela declara que 'acordos com a Turquia contribuíram para o desenvolvimento econômico e social'

© AFP 2023 / Giuseppe CacaceO presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fala durante a sessão do Segmento de Alto Nível para Chefes de Estado e de Governo na cúpula do clima das Nações Unidas em Dubai, em 1º de dezembro de 2023
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fala durante a sessão do Segmento de Alto Nível para Chefes de Estado e de Governo na cúpula do clima das Nações Unidas em Dubai, em 1º de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Nos siga no
Os acordos firmados entre Venezuela e Turquia têm desempenhado um papel significativo no avanço econômico e social de ambas as nações, afirmou Caracas nesta sexta-feira (29).
Tal feito foi celebrado pelo ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil, por ocasião do 73º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Caracas e Ancara.
Militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Panorama internacional
Turquia anuncia destruição de 16 alvos de militantes curdos no norte do Iraque

"No contexto do 73º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Turquia e Venezuela, gostaríamos de parabenizar e celebrar esses laços estabelecidos no século XIX, que possibilitaram a cooperação e o diálogo assinados entre os dois países, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social de nossas nações. Isso nos permitiu progredir na construção de caminhos baseados no respeito mútuo e solidariedade, visando a construção de um horizonte de bem-estar e felicidade para nosso povo", expressou Gil.

Em julho, Venezuela e Turquia concordaram em aumentar o comércio para 3 bilhões de dólares, após a assinatura de um acordo para a promoção e proteção recíproca de investimentos. Segundo o governo, as importações da Venezuela de produtos da Turquia atingiram 691 milhões de dólares em 2022, representando um aumento de 25% em relação a 2021.
O diplomata venezuelano Alex Saab - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Panorama internacional
Venezuela revela detalhes das torturas sofridas por diplomata durante detenção nos EUA
Em junho, o presidente Nicolás Maduro se encontrou com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, após participar de sua posse, na qual foi reeleito com 52% dos votos.
Em 2022, os dois líderes reuniram-se em Ancara, onde assinaram três novos acordos nas áreas de turismo, agricultura e questões financeiro-monetárias.
Além disso, Venezuela e Turquia mantêm cooperação em diversas áreas, incluindo defesa, saúde, energia, comércio, finanças, educação, ciência, cultura, pesca, alumínio, setor automotivo, mineração, aquicultura, entre outras.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала