Panorama internacional

Taipé relata sobre balões cruzando o estreito de Taiwan que diz serem da China

O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan falou da aproximação de dois balões a altitudes superiores a 3 km ao largo do território, após um semelhante incidente em 7 de dezembro.
Sputnik
Dois supostos balões meteorológicos chineses sobrevoaram no domingo (17) o estreito de Taiwan, mas permanecendo bem ao norte de Taiwan, informou na segunda-feira (18) o Ministério da Defesa Nacional da ilha.
O ministério disse que os dois balões foram detectados às 09h03, no horário local (22h03, no horário de Brasília), e às 14h43, no horário local (03h43, no horário de Brasília), depois de cruzarem a mediana do estreito 204 km a noroeste da cidade portuária de Keelung, no norte de Taiwan.
Os balões voaram a uma altitude de cerca de 3.230 metros, dirigiram-se para o leste e desapareceram às 09h36, no horário local (22h36, no horário de Brasília), e às 16h35, no horário local (05h35, no horário de Brasília), respectivamente, acrescentou o ministério.
Panorama internacional
Pequim lança 4º navio de assalto anfíbio em meio a tensões no mar do Sul da China (FOTOS)
O porta-voz Sun Li-fang explicou que a avaliação inicial do ministério é que se tratava de balões meteorológicos.
Taiwan está em alerta máximo em relação às atividades chinesas, tanto militares quanto políticas, antes da eleição presidencial e parlamentar de 13 de janeiro.
Trata-se da segunda vez neste mês que Taipé relatou sobre balões chineses nas proximidades, após um caso semelhante em 7 de dezembro.
Em fevereiro os Estados Unidos abateram o que disseram ser um balão de vigilância chinês, mas que, segundo a China, era um aeróstato civil que se perdeu acidentalmente. Mais tarde, Pequim afirmou que o seu território foi violado diversas vezes por balões norte-americanos, mas sem referir isso previamente.
Comentar