Panorama internacional

EUA devem dominar o espaço para vencer as futuras guerras, diz tenente-general

Os EUA devem dominar o espaço e as tecnologias relacionadas a ele se quiserem ter uma vantagem em guerras futuras, disse nesta segunda-feira (11) Matthew Glavy, tenente-general do Corpo de Fuzileiros Navais.
Sputnik
Durante o seu discurso na conferência Association of Old Crows (Associação dos Corvos Velhos, em português), Glavy disse que o espaço é um domínio que os militares dos EUA precisam ganhar se quiserem competir em guerras futuras.
"O espaço é a capacidade mais resiliente que temos", disse Glavy. "Estou dizendo a vocês agora: se não ganhamos o domínio do espaço? Nem vale a pena tentar."
Glavy é o vice-comandante para informações do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e anteriormente liderou o Comando Espacial das Forças do Corpo de Fuzileiros Navais.
Panorama internacional
BRICS pode mudar panorama da exploração espacial?
Atualmente, as tecnologias militares baseadas no espaço incluem satélites espiões, retransmissores de comunicação e auxílios à navegação usados pelos militares em todos os outros domínios.
O domínio dos EUA sobre o espaço tem sido desafiado nos últimos anos, com vários países, incluindo China, Rússia, Índia e outros, todos lançando missões cientificamente significativas em 2023.
Em 2007 a China destruiu seu próprio satélite meteorológico em um teste antissatélite de ascensão direta, apenas o terceiro país a fazê-lo. Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética realizaram testes semelhantes na década de 1980.
Comentar