Panorama internacional

Enviado dos EUA diz haver 'grande oposição' entre membros da OSCE e Rússia sobre conflito na Ucrânia

Mesmo ante a falta de consenso sobre o conflito ucraniano, enviado norte-americano ressaltou a importância da organização em outras áreas de atuação.
Sputnik
De acordo com o enviado dos EUA à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Michael Carpenter, nesta terça-feira (28), permanece a "grande oposição" entre os Estados participantes da OSCE sobre a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, mas a organização ainda é capaz de realizar muito trabalho valioso, argumentou o representante.

"Não há consenso. Portanto, até este ponto, sim, há muita oposição na OSCE, mas muitas outras coisas continuam, e muito trabalho valioso acaba sendo feito", disse Carpenter durante uma coletiva de imprensa.

Carpenter reconheceu que havia um "bloqueio político" em relação a questões como o preenchimento de cargos de liderança devido à dissidência da Rússia e dado que a OSCE opera com base no princípio do consenso.
No entanto, Carpenter insistiu que a OSCE ainda era produtiva em outras áreas de trabalho, incluindo a promoção da democracia, a catalogação de violações dos direitos humanos e o monitoramento de eleições.
Operação militar especial russa
OTAN fala em 'escalada' na Ucrânia e Kremlin rebate: 'Política de Moscou é guiada pela realidade'
Comentar