Panorama internacional

Ministro da Defesa do Japão reconhece 'avanços tecnológicos' da Coreia do Norte

Para ele, os avanços de Pyongyang na área de satélites militares são uma ameaça a Tóquio e toda a "comunidade internacional".
Sputnik
Minoru Kihara, ministro da Defesa do Japão, reconheceu que o lançamento do satélite de inteligência da Coreia do Norte demonstra o progresso tecnológico do país, escreveu no sábado (25) o jornal japonês 47 News.
"Além dos novos avanços na tecnologia de mísseis, acreditamos que eles conseguiram fazer alguns avanços tecnológicos no lançamento de satélites", disse ele.
O ministro acredita que o desenvolvimento tecnológico de Pyongyang pode representar uma ameaça para Tóquio.
Panorama internacional
Satélite norte-coreano fornece fotos de 'áreas-alvo' dos EUA e seus aliados, diz mídia
"Se a Coreia do Norte possuir e operar um satélite de reconhecimento, ela aprimorará ainda mais suas capacidades operacionais nucleares e de mísseis, e há o risco de que ela ameace ainda mais a paz e a segurança do Japão e da comunidade internacional", prevê ele.
A Coreia do Norte lançou e colocou em órbita na terça-feira (21) um satélite espião. No sábado (25) o país afirmou ter obtido várias imagens de "áreas-alvo" inimigas na Coreia do Sul e nos EUA.
Em resposta ao lançamento do satélite, as Forças Armadas da Coreia do Sul, EUA e do Japão agendaram a realização de exercícios navais nas águas da península coreana.
O lançamento do satélite também levou à suspensão recíproca do Acordo Militar Abrangente assinado entre Seul e Pyongyang em 2018 para aliviar as tensões militares bilaterais.
Comentar