Panorama internacional

Em encontro, MREs da China, Coreia do Sul e Japão acordam realização de 1ª cúpula conjunta em anos

Os três chanceleres referiram áreas em que a cooperação poderia ser reforçada, incluindo a economia e a segurança. Entre outros temas, foram discutidas as situações na Palestina e na península coreana.
Sputnik
Os ministros das Relações Exteriores do Japão, da China e da Coreia do Sul concordaram no domingo (26) em acelerar a preparação das bases para a primeira cúpula tripartida de seus chanceleres desde 2019, informa a emissora japonesa NHK.
A reunião, que foi realizada por cerca de uma hora e meia em Busan, Coreia do Sul, contou com a participação de Wang Yi, Park Jin e Yoko Kamikawa, ministros das Relações Exteriores da China, Coreia do Sul e do Japão, respectivamente.
Yoko Kamikawa abriu a reunião reconhecendo que os três vizinhos às vezes enfrentam problemas, mas que a reunião poderia servir como uma oportunidade para ampliar a cooperação.
China pede à Coreia do Sul para não 'politizar as questões econômicas' ante as restrições americanas
Os ministros acordaram a promoção da cooperação trilateral em seis áreas, incluindo a economia e o comércio, além da paz e da segurança.
Foram ainda trocadas opiniões sobre o lançamento pela Coreia do Norte do que ela declarou ser um satélite espião militar. Sobre o conflito entre Israel e Hamas, os ministros concordaram que é importante melhorar a situação humanitária na Faixa de Gaza e que os esforços diplomáticos devem continuar.
Comentar