Panorama internacional

Senadores americanos exigem a Biden que revele custos do programa de submarinos do AUKUS

Os submersíveis, cuja entrega à Austrália está prevista acontecer até 2040, devem receber investimento norte-americano, mas há desacordos sobre o timing dos respetivos orçamentos.
Sputnik
Um grupo de senadores dos EUA fez um apelo à Casa Branca para que divulgue as estimativas de custos do Pentágono relativas à construção de submarinos para o pacto militar AUKUS (EUA, Reino Unido e Austrália), relata na terça-feira (17) o portal Defense News.
Uma carta do Senado obtida pelo portal pede que o presidente Joe Biden divulgue as estimativas de custos até o final do mês para que o Congresso autorize avançar com o AUKUS. Espera-se que as estimativas detalhem os investimentos necessários para que a indústria naval tenha os requisitos de produção de submarinos destinados aos EUA e Austrália.
Panorama internacional
Empreiteira britânica construirá submarinos nucleares de £ 3,95 bilhões para conter China, diz mídia
O Pentágono concluiu o estudo há meses, mas a carta indica que ele não divulga suas estimativas de custo até o pedido de orçamento fiscal de 2025, no início de 2024. Os submarinos devem ser entregues à Austrália até 2040.
"A tonelagem total de submarinos que a base industrial deve produzir para atender às exigências da própria Marinha e implementar totalmente o acordo AUKUS exigirá investimentos históricos e sustentados na força de trabalho e na rede de fornecedores", argumentam os senadores.
"Para atingir essa capacidade, o Congresso deve ter uma compreensão abrangente da situação atual da base industrial de submarinos, e também dos investimentos futuros em recursos necessários para atender às exigências de nosso país", sublinharam eles.
Comentar