Panorama internacional

Governo da Rússia restringe temporariamente exportações de gasolina e diesel

O governo do país anunciou que reduzirá os suprimentos de gasolina e de diesel ao exterior, de forma a suprimir as necessidades locais.
Sputnik
Moscou restringiu temporariamente as exportações de gasolina e diesel da Rússia, revelou um comunicado de quinta-feira (21).
"O governo impôs uma restrição temporária às exportações de gasolina para motores e diesel, para estabilizar o mercado doméstico", segundo comunicado. O decreto correspondente foi assinado pelo primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin.
O Ministério de Energia da Rússia explicou aos jornalistas que as restrições às exportações de combustível são temporárias e ajudarão a prevenir as exportações "informais", para alimentar o mercado interno.
"As restrições que estão sendo introduzidas possibilitarão o fim das exportações 'informais' de combustíveis para motores e alimentar o mercado interno. Com a restrição das exportações, espera-se que o fornecimento de combustíveis para motores no mercado interno aumente, o que pode levar a reduções adicionais de preços. As restrições são temporárias", explicou o ministério.
Panorama internacional
Embaixador do Brasil relata aumento da oferta de produtos petrolíferos da Rússia
Aleksandr Novak, vice-premiê da Rússia, declarou na quarta-feira (20) que o gabinete governamental está tentando equilibrar a situação no mercado atacadista e está pronto para tomar decisões mais drásticas, depois que, segundo disse, o custo da gasolina caiu cerca de 4% nas duas últimas sessões da bolsa de valores.
Além disso, os preços de câmbio e de varejo do combustível na Rússia vêm batendo recordes há vários meses consecutivos.
As autoridades russas estão agora discutindo a criação de uma lista de exportadores e fornecedores autorizados para o mercado doméstico.
Comentar