Panorama internacional

Putin recebe Kim Jong-un no Cosmódromo de Vostochny (VÍDEOS)

O presidente russo recebeu o líder norte-coreano, a cerimônia aconteceu em frente à entrada principal do complexo técnico do Cosmódromo de Vostochny.
Sputnik
Os dois líderes vão visitar o cosmódromo e depois se reunirão para conduzir as negociações.

"Estou muito contente em vê-lo. Especialmente em uma ocasião como esta, o 75º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coreia, o 70º aniversário da vitória da Guerra de Libertação da Pátria [também chamada de Guerra da Coreia, que ocorreu entre 1950 e 1953] e o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas. Este é nosso novo porto espacial, e eu gostaria de mostrá-lo", saudou Putin, enquanto o líder norte-coreano agradecia a calorosa recepção.

Ao ser questionado sobre uma possível cooperação na construção de satélites, Putin afirmou que Kim Jong-un tem grande interesse em desenvolver tecnologias espaciais.

"O líder da Coreia do Norte está muito interessado na construção de foguetes, eles querem também desenvolver a esfera do espaço", apontou o presidente.

Putin e Kim Jong-un também inspecionaram a construção do complexo de lançamento do foguete espacial Angara, que está sendo montado no Cosmódromo de Vostochny.
Com relação a um possível diálogo sobre a cooperação técnico-militar entre os dois líderes, Putin afirmou que tudo será discutido.

"Vamos conversar sobre todos os assuntos, sem pressa. Temos tempo", declarou Putin.

O líder russo chegou a Vostochny na manhã desta quarta-feira (13), após sua visita de dois dias ao VIII Fórum Econômico do Oriente, em Vladivostok.
Por sua vez, o líder norte-coreano chegou às instalações a bordo do seu trem blindado, depois de cruzar o território russo na manhã de terça-feira (12).
Kim Jong-un viajou para a Rússia para uma visita oficial, a pedido do presidente russo, Vladimir Putin. A informação foi confirmada na segunda-feira (11) pelo serviço de imprensa do Kremlin e pela agência de notícias norte-coreana, KCNA.
Trata-se do primeiro encontro entre os dois líderes desde abril de 2019, quando se reuniram na cidade de Vladivostok.
Panorama internacional
Putin: economia global segue mudando, pois o Ocidente viola o sistema de laços financeiros
Comentar