Panorama internacional

Kremlin sobre insinuações do Ocidente em relação a Prigozhin: há muitas especulações, é tudo mentira

Em relação ao acidente aéreo na sequência do qual alegadamente morreu o fundador do Grupo Wagner Yevgeny Prigozhin há muita especulação no Ocidente, tudo isso é uma mentira absoluta, declarou o porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov nesta sexta-feira (25).
Sputnik
"É evidente que atualmente há muita especulação em torno dessa catástrofe e da trágica morte dos passageiros do avião, incluindo Yevgeny Prigozhin. Claro que no Ocidente toda essa especulação é apresentada de um certo ponto de vista", disse Peskov aos jornalistas respondendo à pergunta sobre as declarações ocidentais alegando o envolvimento do Kremlin no incidente.
Atualmente não há muitos dados sobre o acidente de avião em que morreu o chefe do Grupo Wagner, eles serão apurados no decorrer da investigação, observou o porta-voz do presidente.
"Ao cobrir esta questão, é claro que é necessário basear-se apenas em fatos. Por enquanto não há muitos fatos, pois precisam de ser apurados ao longo dos trabalhos investigativos que estão sendo realizados agora", explicou.
Peskov disse também que uma tal estrutura como a empresa militar privada Wagner não existe de jure, há o Grupo Wagner, que fez uma grande contribuição durante a operação militar especial na Ucrânia.
"Ontem [24] [o chefe interino da República Popular de Donetsk Denis] Pushilin disse que ele [grupo] fez uma grande contribuição para a libertação de muitos distritos da RPD. E o heroísmo dessas pessoas nunca será esquecido, o presidente falou disso. Quanto ao futuro [do Grupo Wagner], não posso dizer nada, não sei", disse o porta-voz do Kremlin.
O presidente russo Vladimir Putin não teve recentemente encontros com o fundador do Grupo Wagner, declarou Peskov.
Panorama internacional
Agência de Transporte Aéreo russa confirma que Yevgeny Prigozhin estava a bordo do avião que caiu
De acordo com o Ministério para Situações de Emergência da Rússia, uma aeronave privada Embraer Legacy que voava de Moscou para São Petersburgo caiu na quarta-feira (23) perto do vilarejo de Kuzhenkino, na região de Tver, e todas as dez pessoas a bordo morreram, segundo informações preliminares.
Segundo a lista de passageiros fornecida pela Agência Federal dos Transportes Aéreos da Rússia (Rosaviatsiya), Prigozhin estava entre os passageiros. A Rosaviatsiya também informou que o avião pertencia à MNT-Aero LLC, especializada em transporte comercial.
Comentar