Panorama internacional

Escudo Oceânico-2023: Rússia conduz manobras navais no mar Báltico (FOTOS)

Cerca de 6.000 militares e dezenas de navios e aviões participam do exercício russo Escudo Oceânico-2023 para testar a capacidade do país de defender seus interesses no mar Báltico.
Sputnik
Está decorrendo no mar Báltico desde quarta-feira (2) o exercício Escudo Oceânico-2023 (Okeansky Schit – 2023, em russo), que envolve mais de 30 navios de guerra e embarcações da Marinha da Rússia, 30 aeronaves da aviação naval e cerca de 6.000 militares, informou o Ministério da Defesa do país.
As forças russas iniciaram em 2 de agosto as manobras navais Escudo Oceânico-2023 nas águas do mar Báltico, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Durante o exercício, está planejado testar a prontidão das forças da Marinha para defender os interesses nacionais da Federação da Rússia em uma área operacionalmente importante do mar Báltico.
"Desde 2 de agosto que está sendo realizado nas águas do mar Báltico o exercício naval Escudo Oceânico-2023 sob a liderança do almirante Nikolai Yevmenov, comandante em chefe da Marinha", comunicou o ministério.
O exercício naval Escudo Oceânico-2023 teve início nas águas do mar Báltico
Durante o exercício, planeja-se testar a prontidão das forças da Marinha para defender os interesses nacionais em uma área operacionalmente importante e a coerência do trabalho dos quartéis-generais em vários níveis para gerir as tropas.
Os exercícios preveem o treinamento de ações de defesa das comunicações marítimas e das áreas rasas da costa, o transporte de tropas e cargas militares. O programa dos exercícios inclui um total de mais de 200 manobras de combate, incluindo com uso de armas.
A Rússia tem conduzido frequentes exercícios navais em diversas áreas da sua costa nos últimos anos, particularmente manobras conjuntas com a China no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste), mas também em outros lugares. A entrada recente da Finlândia na OTAN e a potencial adesão da Suécia torna potencialmente o mar Báltico em um "lago interno" da aliança.
Comentar