Panorama internacional

Analista: após fim de acordo de grãos, entregas de armas para Ucrânia podem se tornar mais difíceis

O acordo de grãos permitia transportar esses produtos ucranianos por mar, mas, agora, o seu transporte por via terrestre pode provocar engarrafamentos na fronteira com os países da UE e dificultar as entregas de armas ocidentais à Ucrânia, disse à Sputnik especialista russo Aleksei Bezborodov.
Sputnik
Ele observou que os grãos eram exportados da Ucrânia através dos portos do mar Negro no âmbito do acordo de grãos com a Rússia, bem como por transporte terrestre, incluindo ferroviário.

"Sem o acordo de grãos, haverá um congestionamento de carros e vagões na fronteira com a Europa, o que dificultará muito a entrega de armas para a Ucrânia", observou ele.

Apesar de a quantidade de grãos, bem como de armas, ter diminuído, Bezborodov recordou que existem outras exportações que a Ucrânia só pode realizar por via terrestre.
"A Ucrânia ainda tem minérios, um pouco de madeira e também pessoas, que estão tentando deixar o país por todos os meios possíveis de transporte, incluindo o ferroviário", acrescentou.
EUA 'retiram' misseis antiaéreos de Taiwan para a Ucrânia em meio à contraofensiva falha
Ontem (19), o Ministério da Defesa da Rússia informou que todas as embarcações que seguem no mar Negro para portos ucranianos serão consideradas potenciais transportadores de cargas militares a partir das 0h00 de 20 de julho no horário de Moscou (18h00 de hoje no horário de Brasília).
Comentar