EUA 'retiram' misseis antiaéreos de Taiwan para a Ucrânia em meio à contraofensiva falha

© AP Photo / Ahn Young-joonCrianças de jardim de infância brincam ao lado dos mísseis Hawk da Coreia do Sul em exposição no Museu Memorial da Guerra da Coreia em Seul, Coreia do Sul, 27 de junho de 2014
Crianças de jardim de infância brincam ao lado dos mísseis Hawk da Coreia do Sul em exposição no Museu Memorial da Guerra da Coreia em Seul, Coreia do Sul, 27 de junho de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2023
Nos siga no
Washington teria falado com as autoridades taiwanesas, acordando com elas a obtenção dos mísseis Hawk previamente vendidos a Taipé, para serem entregues a Kiev.
Os EUA vão comprar os mísseis desativados que venderam a Taiwan para os fornecer à Ucrânia como parte da nova rodada de ajuda militar, informou na sexta-feira (14) o jornal taiwanês China Times.
As armas, que são fabricadas nos EUA, foram projetadas para destruir aeronaves inimigas e interceptar mísseis, sendo usadas por muitos outros países.
Segundo o jornal, houve consultas bilaterais com as autoridades de segurança nacional de "alto nível" em 2022, que teriam permitido que os mísseis MIM-23 Hawk Fase III, desativados em junho, serão vendidos aos EUA.
A última rodada de ajuda militar dos EUA à Ucrânia inclui mísseis Hawk. De acordo com o portal Axios, referido pela agência taiwanesa CNA, os EUA pediram em janeiro passado a Israel que fornecesse mísseis Hawk para a Ucrânia. Antes disso, em outubro de 2022, a Espanha também começou a enviar este modelo de mísseis para a Ucrânia.
Sistema antiaéreo alemão IRIS-T - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2023
Operação militar especial russa
Fabricante europeia confirma que Ucrânia e Taiwan estão alavancando comércio de armas
As armas desativadas serão substituídas pelo míssil Sky Bow III de fabricação taiwanesa, escreve a CNA.
Os EUA e outros países ocidentais têm enviado grandes remessas de armas à Ucrânia antes e durante o conflito. Elas têm continuado apesar da falta de sucesso por parte de Kiev em recuperar os territórios tomados pelas forças russas.
Washington também tem financiado os armamentos enviados a Taipé em meio às tentativas de Pequim de reunificar o território autogovernado com a China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала