Panorama internacional

Avanço nuclear dá à Coreia do Norte status de liderança militar na esfera de mísseis, diz analista

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) fez um avanço sem precedentes em seu programa de mísseis nucleares, tendo realmente alcançado o status de potência militar líder nesta esfera, afirmou o analista militar Igor Korotchenko para a Sputnik na terça-feira (28).
Sputnik
Anteriormente, o líder da RPDC, Kim Jong-un, ordenou que a produção de armas nucleares fosse aumentada "exponencialmente".

"Hoje, Pyongyang está trabalhando para comercializar todas as armas recém-testadas e, nesse sentido, a RPDC já atende aos critérios de uma potência militar moderna, pelo menos no campo de mísseis nucleares. A industria da defesa da RPDC é capaz e está pronta para cumprir as tarefas que lhe são dadas pela liderança do país", disse Igor Korotchenko, editor-chefe da revista Natsionalinaya Oborona (Defesa Nacional).

O interlocutor da agência observou que a indústria e a ciência norte-coreanas alcançaram sucessos "sem precedentes" para um país que está sob sanções há muitos anos.
A evidência do avanço do complexo militar-industrial da RPDC é a criação do seu próprio complexo móvel de mísseis terrestres com mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir os Estados Unidos.
O analista também lembrou outros novos tipos de portadores de armas nucleares da RPDC, incluindo o análogo do sistema russo Status-6 (veículo submarino não tripulado Poseidon).
Ao mesmo tempo, Korotchenko observou que o programa de mísseis nucleares da RPDC não tem a ver com planos de Pyongyang de começar uma guerra primeiro. Em sua opinião, a construção militar norte-coreana tem como meta principal impedir o início de conflito.
Panorama internacional
Especialista: drone subaquático da Coreia do Norte pode alcançar bases dos EUA no Japão ou Guam
"Infelizmente, não somos dominados por uma visão objetiva da Coreia do Norte. Muitas vezes a liderança deste país foi retratada de forma negativa. Na verdade, eles são pessoas totalmente responsáveis, sãs e adequadas que estabelecem como principal objetivo de seu programa nuclear evitar a agressão dos EUA, Japão e Coreia do Sul. A capacidade e prontidão da RPDC para realizar um ataque nuclear a fim de evitar a agressão dissuadirá aqueles que querem atacar este país", disse o analista.
A República Popular Democrática da Coreia realizou recentemente uma série de exercícios de verificação de armas nucleares. De 18 a 19 de março, a RPDC realizou um exercício de treinamento para melhorar suas capacidades táticas de dissuasão nuclear e de guerra e capacidade de contra-ataque, o que confirmou a confiabilidade dos "dispositivos e detonadores de controle de explosão nuclear".
Na semana passada, Pyongyang declarou que, de 21 a 23 de março, foram realizados testes de um novo sistema ofensivo subaquático. De acordo com a mídia estatal norte-coreana, essa "arma secreta" é o veículo subaquático nuclear não tripulado Haeil (Tsunami) que estava em desenvolvimento desde 2012 e passou por mais de 50 testes nos últimos dois anos, 29 dos quais foram realizados sob a liderança pessoal do líder do país, Kim Jong-un.
Nesta segunda-feira (27), dois mísseis balísticos táticos terra-terra foram usados para testar uma arma nuclear no ar.
Panorama internacional
Armas nucleares da Coreia do Norte são contra a própria guerra e não outros países, diz Kim Jong-un
Comentar