- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Avanço nuclear dá à Coreia do Norte status de liderança militar na esfera de mísseis, diz analista

© AP Photo / Jeon Heon-KyunBandeira norte-coreana se agita na cidade de Gijungdong, na Coreia do Norte, vista de um posto de observação da Coreia do Sul dentro da zona desmilitarizada em Paju, Coreia do Sul, 3 de março de 2023.
Bandeira norte-coreana se agita na cidade de Gijungdong, na Coreia do Norte, vista de um posto de observação da Coreia do Sul dentro da zona desmilitarizada em Paju, Coreia do Sul, 3 de março de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023
Nos siga no
A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) fez um avanço sem precedentes em seu programa de mísseis nucleares, tendo realmente alcançado o status de potência militar líder nesta esfera, afirmou o analista militar Igor Korotchenko para a Sputnik na terça-feira (28).
Anteriormente, o líder da RPDC, Kim Jong-un, ordenou que a produção de armas nucleares fosse aumentada "exponencialmente".

"Hoje, Pyongyang está trabalhando para comercializar todas as armas recém-testadas e, nesse sentido, a RPDC já atende aos critérios de uma potência militar moderna, pelo menos no campo de mísseis nucleares. A industria da defesa da RPDC é capaz e está pronta para cumprir as tarefas que lhe são dadas pela liderança do país", disse Igor Korotchenko, editor-chefe da revista Natsionalinaya Oborona (Defesa Nacional).

O interlocutor da agência observou que a indústria e a ciência norte-coreanas alcançaram sucessos "sem precedentes" para um país que está sob sanções há muitos anos.
A evidência do avanço do complexo militar-industrial da RPDC é a criação do seu próprio complexo móvel de mísseis terrestres com mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir os Estados Unidos.
O analista também lembrou outros novos tipos de portadores de armas nucleares da RPDC, incluindo o análogo do sistema russo Status-6 (veículo submarino não tripulado Poseidon).
Ao mesmo tempo, Korotchenko observou que o programa de mísseis nucleares da RPDC não tem a ver com planos de Pyongyang de começar uma guerra primeiro. Em sua opinião, a construção militar norte-coreana tem como meta principal impedir o início de conflito.
Recentemente, a Marinha dos EUA divulgou as primeiras imagens do veículo submarino não tripulado Orca Extra Large (XLUUV), mostrando o batizado e lançamento do protótipo de teste do drone - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2023
Panorama internacional
Especialista: drone subaquático da Coreia do Norte pode alcançar bases dos EUA no Japão ou Guam
"Infelizmente, não somos dominados por uma visão objetiva da Coreia do Norte. Muitas vezes a liderança deste país foi retratada de forma negativa. Na verdade, eles são pessoas totalmente responsáveis, sãs e adequadas que estabelecem como principal objetivo de seu programa nuclear evitar a agressão dos EUA, Japão e Coreia do Sul. A capacidade e prontidão da RPDC para realizar um ataque nuclear a fim de evitar a agressão dissuadirá aqueles que querem atacar este país", disse o analista.
A República Popular Democrática da Coreia realizou recentemente uma série de exercícios de verificação de armas nucleares. De 18 a 19 de março, a RPDC realizou um exercício de treinamento para melhorar suas capacidades táticas de dissuasão nuclear e de guerra e capacidade de contra-ataque, o que confirmou a confiabilidade dos "dispositivos e detonadores de controle de explosão nuclear".
Na semana passada, Pyongyang declarou que, de 21 a 23 de março, foram realizados testes de um novo sistema ofensivo subaquático. De acordo com a mídia estatal norte-coreana, essa "arma secreta" é o veículo subaquático nuclear não tripulado Haeil (Tsunami) que estava em desenvolvimento desde 2012 e passou por mais de 50 testes nos últimos dois anos, 29 dos quais foram realizados sob a liderança pessoal do líder do país, Kim Jong-un.
Nesta segunda-feira (27), dois mísseis balísticos táticos terra-terra foram usados para testar uma arma nuclear no ar.
Um homem assiste a uma tela de televisão na estação ferroviária de Suseo, em Seul, em 26 de março de 2021, exibindo imagens de notícias do mais recente teste de projétil tático guiado da Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023
Panorama internacional
Armas nucleares da Coreia do Norte são contra a própria guerra e não outros países, diz Kim Jong-un
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала