Panorama internacional

Especialista explica por que fornecimento de munições de urânio empobrecido à Ucrânia é crime

Em entrevista à Sputnik, o analista militar eslovaco Frantisek Skvrnda comentou os planos do Reino Unido de entregar munições de urânio empobrecido a Kiev.
Sputnik
Na passada terça-feira (21) o Reino Unido anunciou planos para fornecer tanques Challenger e munições com um núcleo que contém urânio empobrecido.
"A entrega de projéteis antiblindagem com urânio empobrecido tem vários aspetos. Antes de mais nada, esta é mais uma manifestação irracional da arrogância britânica associada a uma russofobia agressiva. O fornecimento também indica cinismo em relação aos ucranianos, porque o uso dessas munições terá consequências negativas para a saúde humana e o meio ambiente", disse Skvrnda.
O especialista considera que o Ocidente, especialmente a OTAN e os anglo-saxões, estão preocupados que seus planos estejam falhando.
"É por isso que eles frequentemente mentem sobre o que está acontecendo. Estou a referir-me às informações de fontes próximas à inteligência britânica ou ao Instituto de Estudos de Guerra de Washington [ISW, na sigla em inglês]. Aqui eu colocaria também as garantias ocidentais de apoiar a Ucrânia por tanto tempo quanto seja necessário. Vários relatos sobre indícios de uma mudança da situação no campo da batalha em favor de Kiev visam com que a população dos países da 'aliança antirrussa' continue a apoiar o fornecimento de armas", ressaltou analista.
OTAN liberou toneladas de urânio empobrecido na Iugoslávia, denuncia especialista
Ele observou que a tendência perigosa apoiada pelos instigadores da guerra no Ocidente é a guerra contra os russos até o último ucraniano. Para que os ucranianos inflijam danos à Rússia a qualquer custo, e as munições de urânio empobrecido se encaixam muito bem para esse fim.
"Do ponto vista militar, a intenção de fornecer munições de urânio empobrecido é bastante provocadora. A utilização de urânio empobrecido não é proibida por nenhuma norma do direito internacional. No entanto, em um contexto mais amplo, isso é um crime, porque destrói o meio ambiente e ameaça à saúde humana", disse especialista.
"O Ocidente está cada vez mais enredado em suas políticas irracionais e agressivas na Ucrânia. A substituição da razão e do raciocínio pela violência e o ódio nunca na história trouxe nada de bom e no final das contas virou-se contra os países que agiram dessa forma", explicou Skvrnda.
Comentar