- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista explica por que fornecimento de munições de urânio empobrecido à Ucrânia é crime

© Sputnik / Cyril Braga / Acessar o banco de imagensMilitares russos inspecionam blindados durante competição de biatlo de tanques no polígono de Prudboi, na região russa de Volgogrado
Militares russos inspecionam blindados durante competição de biatlo de tanques no polígono de Prudboi, na região russa de Volgogrado - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2023
Nos siga no
Em entrevista à Sputnik, o analista militar eslovaco Frantisek Skvrnda comentou os planos do Reino Unido de entregar munições de urânio empobrecido a Kiev.
Na passada terça-feira (21) o Reino Unido anunciou planos para fornecer tanques Challenger e munições com um núcleo que contém urânio empobrecido.
"A entrega de projéteis antiblindagem com urânio empobrecido tem vários aspetos. Antes de mais nada, esta é mais uma manifestação irracional da arrogância britânica associada a uma russofobia agressiva. O fornecimento também indica cinismo em relação aos ucranianos, porque o uso dessas munições terá consequências negativas para a saúde humana e o meio ambiente", disse Skvrnda.
O especialista considera que o Ocidente, especialmente a OTAN e os anglo-saxões, estão preocupados que seus planos estejam falhando.
"É por isso que eles frequentemente mentem sobre o que está acontecendo. Estou a referir-me às informações de fontes próximas à inteligência britânica ou ao Instituto de Estudos de Guerra de Washington [ISW, na sigla em inglês]. Aqui eu colocaria também as garantias ocidentais de apoiar a Ucrânia por tanto tempo quanto seja necessário. Vários relatos sobre indícios de uma mudança da situação no campo da batalha em favor de Kiev visam com que a população dos países da 'aliança antirrussa' continue a apoiar o fornecimento de armas", ressaltou analista.
Munições com urânio empobrecido que foram usadas durante bombardeios da OTAN na Iugoslávia nos anos 1990, imagem referencial - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2023
OTAN liberou toneladas de urânio empobrecido na Iugoslávia, denuncia especialista
Ele observou que a tendência perigosa apoiada pelos instigadores da guerra no Ocidente é a guerra contra os russos até o último ucraniano. Para que os ucranianos inflijam danos à Rússia a qualquer custo, e as munições de urânio empobrecido se encaixam muito bem para esse fim.
"Do ponto vista militar, a intenção de fornecer munições de urânio empobrecido é bastante provocadora. A utilização de urânio empobrecido não é proibida por nenhuma norma do direito internacional. No entanto, em um contexto mais amplo, isso é um crime, porque destrói o meio ambiente e ameaça à saúde humana", disse especialista.
"O Ocidente está cada vez mais enredado em suas políticas irracionais e agressivas na Ucrânia. A substituição da razão e do raciocínio pela violência e o ódio nunca na história trouxe nada de bom e no final das contas virou-se contra os países que agiram dessa forma", explicou Skvrnda.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала