Panorama internacional

Mídia: Zelensky receia irritar China com críticas por laços com Rússia, temendo perder investidor

Vladimir Zelensky poderia facilmente criticar a China, tal como faz com a Hungria e a Alemanha, por aproximação à Rússia, mas ele não quer irritar o presidente chinês Xi Jinping com tais comentários e está jogando um jogo diplomático enquanto procura manter a China como investidor e parceiro comercial, escreve o Politico.
Sputnik

"Zelensky gosta de fazer duras críticas a países como a Hungria e a Alemanha por se aproximarem demais dos russos. Mas ele está jogando um longo jogo diplomático com o aliado número um de Moscou, o presidente chinês Xi Jinping", diz o jornal.

Segundo o jornal Politico, Kiev tem boas razões para não irritar os chineses, apesar de sua parceria com a Rússia.
"Zelensky quer manter Pequim no jogo como investidor, parceiro comercial e intermediário em potencial, em vez de aliená-lo e arriscar que Xi Jinping aprove uma grande exportação de armas para as forças russas", concluiu o jornal.
Recentemente, o embaixador da China em Moscou, Zhang Hanhui, disse que a Rússia e a China trabalham de mãos dadas, ombro a ombro, resistindo às investidas dos inimigos.
Panorama internacional
Senador dos EUA apresenta projeto de lei para romper relações comerciais normais com China
Posteriormente, Li Hongtao, reitor da Faculdade de Política Internacional da Universidade de Jinan, disse em entrevista à Sputnik que as relações sino-russas envolvem não só os dois países, mas também têm a ver com a paz e a estabilidade na região.
Xi está em visita de Estado a Moscou de 20 a 22 de março a convite do presidente russo Vladimir Putin, sua primeira viagem ao exterior desde sua reeleição para um terceiro mandato como presidente chinês.
A reunião informal entre os dois líderes aconteceu no Kremlin na segunda-feira à noite e durou mais de quatro horas; os dois lados vão continuar as conversações hoje, terça-feira (21).
Comentar