- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Zelensky receia irritar China com críticas por laços com Rússia, temendo perder investidor

© AP Photo / Yevgeny MaloletkaVladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, posa para foto no gabinete em Kiev, em 9 de abril de 2022
Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, posa para foto no gabinete em Kiev, em 9 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
Nos siga no
Vladimir Zelensky poderia facilmente criticar a China, tal como faz com a Hungria e a Alemanha, por aproximação à Rússia, mas ele não quer irritar o presidente chinês Xi Jinping com tais comentários e está jogando um jogo diplomático enquanto procura manter a China como investidor e parceiro comercial, escreve o Politico.

"Zelensky gosta de fazer duras críticas a países como a Hungria e a Alemanha por se aproximarem demais dos russos. Mas ele está jogando um longo jogo diplomático com o aliado número um de Moscou, o presidente chinês Xi Jinping", diz o jornal.

Segundo o jornal Politico, Kiev tem boas razões para não irritar os chineses, apesar de sua parceria com a Rússia.
"Zelensky quer manter Pequim no jogo como investidor, parceiro comercial e intermediário em potencial, em vez de aliená-lo e arriscar que Xi Jinping aprove uma grande exportação de armas para as forças russas", concluiu o jornal.
Recentemente, o embaixador da China em Moscou, Zhang Hanhui, disse que a Rússia e a China trabalham de mãos dadas, ombro a ombro, resistindo às investidas dos inimigos.
Bandeiras da China e dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
Panorama internacional
Senador dos EUA apresenta projeto de lei para romper relações comerciais normais com China
Posteriormente, Li Hongtao, reitor da Faculdade de Política Internacional da Universidade de Jinan, disse em entrevista à Sputnik que as relações sino-russas envolvem não só os dois países, mas também têm a ver com a paz e a estabilidade na região.
Xi está em visita de Estado a Moscou de 20 a 22 de março a convite do presidente russo Vladimir Putin, sua primeira viagem ao exterior desde sua reeleição para um terceiro mandato como presidente chinês.
A reunião informal entre os dois líderes aconteceu no Kremlin na segunda-feira à noite e durou mais de quatro horas; os dois lados vão continuar as conversações hoje, terça-feira (21).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала