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Empresas militares privadas dos EUA e Canadá podem pilotar F-16 na Ucrânia, diz especialista

© AP Photo / Giannis Papanikos / F-16 F-16 (imagem referencial)
F-16 (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 18.04.2024
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Firmas como Top Aces e Draken International podem participar de operações na Ucrânia, inclusive com a participação de pilotos que são considerados ucranianos, mas na realidade não o são, disse um especialista.
Empresas militares privadas dos EUA e Canadá podem ser utilizadas para pilotar os caças F-16 na Ucrânia, disse um especialista francês no setor de aviação à Sputnik.
"Há a possibilidade de atrair pilotos preparados. Na verdade, há duas companhias privadas no mundo que têm com certeza pilotos de F-16 preparados: a canadense Top Aces e a americana Draken International", disse Cyril Delattre, acrescentando que se tratam de "empresas militares que já têm 100% de pilotos treinados para F-16".
Delattre apontou que "no pior dos casos essas duas companhias privadas podem assinar um contrato para a pilotagem desses aviões na Ucrânia".
Um caça F-16 da Força Aérea portuguesa e um caça F-16 da Força Aérea romena que participam da Missão de Policiamento Aéreo do Báltico, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), operam no espaço aéreo da Lituânia, em 22 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
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O especialista ressaltou que há muitos problemas ligados com a preparação dos pilotos ucranianos, que inclusive não falam bem inglês. Tudo o que eles podem fazer é voar de base em base na Europa. Muitos deles são tipicamente enviados para o Reino Unido ou os EUA para melhorar suas qualificações linguísticas.
"Pode haver uma situação em que se dirá que um piloto ucraniano treinado em F-16 será, na verdade, francês", referiu.
Como exemplo, em uma base francesa, os pilotos ucranianos são treinados primeiro no avião turboélice RS-21, na qual a cabine de comando é digitalizada, ao contrário das aeronaves ucranianas. O piloto tem primeiro que se aclimatizar com essa máquina, para se acostumar com o uso de instrumentos. No segundo estágio, eles são transferidos para antigas aeronaves Alfa Jet desativadas e, somente depois disso, podem ser enviados para o treino de pilotagem dos F-16, explicou Cyril Delattre.
Vários países ocidentais prometeram a Kiev fornecer caças F-16, e os atrasos repetidos são atribuídos à complexidade de sua preparação e implantação, bem como à necessidade de treinar um número suficiente de pilotos.
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