- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Colômbia suspende gabinete de cooperação estratégica com Equador por invasão à embaixada mexicana

© AP Photo / Ivan ValenciaGustavo Petro aguarda para iniciar seu discurso com balanço dos 100 dias de sua gestão, no Palácio de Nariño, sede da presidência da Colômbia. Bogotá, 15 de novembro de 2022
Gustavo Petro aguarda para iniciar seu discurso com balanço dos 100 dias de sua gestão, no Palácio de Nariño, sede da presidência da Colômbia. Bogotá, 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2024
Nos siga no
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta segunda-feira (15) que seu governo suspendeu o gabinete bilateral que tinha com o Equador devido à invasão da embaixada mexicana pelo governo equatoriano de Daniel Noboa, na capital Quito.
Criado em 2021 pelos ex-presidentes equatorianos Guillermo Lasso (2021–2023) e Iván Duque (2018–2022), o gabinete visava abordar questões estratégicas como cooperação fronteiriça e facilitação do comércio bilateral.

"O que aconteceu na Embaixada do México é muito grave. Reconstruir o direito internacional é fundamental se quisermos a paz mundial", escreveu Petro em sua conta na plataforma X (antigo Twitter).

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, fala durante sua coletiva de imprensa matinal diária, em Mazatlán, estado de Sinaloa, México, em 8 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Panorama internacional
México exige na CIJ que Equador seja suspenso da ONU após invasão de sua embaixada em Quito
Mais cedo, Noboa afirmou que não se arrepende da invasão à embaixada mexicana. "Estou do lado certo da história", afirmou.

Entenda o caso

O governo do México anunciou no dia 5 de abril a suspensão das relações diplomáticas com o Equador, após a entrada de forças policiais equatorianas na embaixada mexicana em Quito para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas.
O México havia concedido asilo político ao ex-vice-presidente Jorge David Glas Espinel, que foi condenado duas vezes por acusações de corrupção em seu país e tem permanecido na embaixada mexicana desde o final do ano passado.
Um dia antes, o Equador declarou persona non grata a embaixadora mexicana em Quito, Raquel Serur Smeke, com o argumento de o presidente mexicano ter se expressado de forma "inoportuna" sobre o processo eleitoral de 2023.
O México levou o caso à Corte Internacional de Justiça por "violação flagrante" de tratados internacionais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала