- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: embaixador de Israel diz estar 'desapontado' com a reação do Brasil ao ataque do Irã

© Foto / Valter Campanato / Agência BrasilDaniel Zonshine participa de cerimônia "O Brasil e a memória do Holocausto: legado e compromissos", em Brasília (DF). Brasil, 19 de abril de 2022
Daniel Zonshine participa de cerimônia O Brasil e a memória do Holocausto: legado e compromissos, em Brasília (DF). Brasil, 19 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Nos siga no
Em entrevista ao site Poder360, Daniel Zonshine se queixou por não encontrar a palavra "condenação" na nota divulgada pelo Itamaraty sobre os ataques de Teerã a Israel do último sábado (13).
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou neste domingo (14) estar "desapontado" com o posicionamento do Brasil em relação aos ataques do Irã contra Israel realizados no sábado (13).
Na noite de sábado, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota afirmando que o governo brasileiro acompanha "com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria".

"Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã. O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada", diz a nota do ministério.

Manifestantes iranianos durante uma reunião anti-Israel em frente à Embaixada do Reino Unido em Teerã, Irã, 14 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Panorama internacional
Irã dá por terminada sua operação de retaliação contra Israel, diz Estado-Maior iraniano
Em entrevista ao portal Poder360, Zonshine afirmou que esperava uma resposta mais incisiva por parte do governo brasileiro.

"Eu procurei a palavra condenação na nota e não achei. Não usaram. Não condenaram o ataque. Fiquei desapontado que não tenha uma reação dessa natureza. Não sei o porquê. A nossa expectativa era por algo mais claro contra esse tipo de ataque do lado do Brasil", disse Zonshine na entrevista.

As relações entre Brasil e Israel estão afetadas em decorrência dos ataques da chancelaria israelense ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por conta das críticas do chefe de Estado brasileiro à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.
A tensão nas relações se agravou na sexta-feira (12), após o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, tornar a usar sua conta na rede social X (antigo Twitter) para proferir novos ataques a Lula, aproveitando a polêmica envolvendo o bilionário Elon Musk e o governo brasileiro.
Na madrugada de sábado, o Irã disparou uma onda de cerca de 300 projéteis do seu território em direção a Israel, incluindo 170 drones, 30 mísseis de cruzeiro e 120 mísseis balísticos, que acionaram as sirenes de ataque aéreo em todo o país. Os militares israelenses disseram que 99% dos projéteis foram interceptados pelos sistemas de defesa aérea que compõem o Domo de Ferro.
O Irã sublinhou que o ataque foi um ato de legítima defesa, previsto na Carta da ONU, em resposta ao ataque israelense ao consulado iraniano na Síria, perpetrado por Israel em 1º de abril, que matou sete membros da elite do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала