- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente da Finlândia insta OTAN a se preparar para conflito aberto com a Rússia

© AFP 2023 / Kenzo TribouillardAlexander Stubb, presidente da Finlândia (à esquerda), e Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (à direita), dão entrevista coletiva na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica, 10 de abril de 2024
Alexander Stubb, presidente da Finlândia (à esquerda), e Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (à direita), dão entrevista coletiva na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica, 10 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2024
Nos siga no
Alexander Stubb criticou a "retórica um tanto belicosa" dos Estados-membros da OTAN relativamente à Rússia, sugerindo que se concentrem antes na preparação dos exércitos.
A Europa precisa se preparar para um confronto direto com a Rússia, disse o presidente finlandês em uma entrevista divulgada na quinta-feira (11) no jornal britânico Financial Times.
Alexander Stubb aconselhou os líderes da OTAN a serem menos "belicosos" em sua retórica antirrussa e a se concentrarem mais na preparação de seus exércitos para um possível conflito com a Rússia.
"Estou um pouco preocupado com essa conversa um tanto belicosa de que a Rússia vai testar o Artigo 5 [cláusula de defesa coletiva da OTAN] e que a Europa é a próxima na fila. Acho que devemos nos preparar para isso, mas acho que é altamente improvável", disse Stubb.
Ele pediu aos países europeus que se tornem "mais finlandeses".
"Em outras palavras, mais preparados. Precisamos nos preparar para o pior a fim de evitá-lo", acrescentou o presidente.
Militares da unidade voluntária Bars-13 passam por exercício de treinamento para a coesão de grupos de ataque em um campo de treinamento na República Popular de Donetsk, foto publicada em 5 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2024
Operação militar especial russa
Tropas russas alcançam ponto de virada na direção de Donetsk, afirma conselheiro
Entre as medidas que Alexander Stubb disse que outros países europeus deveriam considerar, o alto responsável mencionou o alistamento militar, que é obrigatório na Finlândia. Ele também pediu aos países da OTAN que apoiem a Ucrânia "o tempo que for necessário". Ele disse que a Finlândia esvaziaria seus "próprios depósitos" de armas e munição para apoiar Kiev, e só depois os reabasteceria.
O líder finlandês ainda afirmou que o país não está preocupado com os planos da Rússia de reforçar sua presença ao longo da fronteira finlandesa.
"Não estamos preocupados com tudo isso, mas estamos prontos", afirmou.
O presidente finlandês sublinhou que apoiar a Ucrânia é de grande importância para a Europa, já que a Rússia "se sente muito confiante" no campo de batalha e pode em breve romper a defesa das Forças Armadas ucranianas.
"Os russos entendem que sua janela de oportunidade começará se esgotando no final de agosto ou no início de setembro, então é importante que ajudemos a Ucrânia neste momento", esclareceu.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала