- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Cláusula sobre desmobilização foi retirada por Kiev para agradar ao Ocidente, diz deputada ucraniana

© AP Photo / Efrem LukatskySoldados recém-recrutados comemoram o fim de seu treinamento em base militar perto de Kiev, Ucrânia, 25 de setembro de 2023
Soldados recém-recrutados comemoram o fim de seu treinamento em base militar perto de Kiev, Ucrânia, 25 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2024
Nos siga no
A razão da retirada da cláusula sobre a desmobilização do projeto de lei de mobilização tem a ver com o Ocidente, de acordo com uma legisladora local.
A cláusula sobre a desmobilização foi removida do projeto de lei sobre o reforço da mobilização na Ucrânia devido a preocupações de que isso afetaria a assistência do Ocidente a Kiev, disse a deputada da Suprema Rada ucraniana, Yevgenia Kravchuk.
O parlamento ucraniano adotou na quinta-feira (11) um projeto de lei sobre o reforço da mobilização na Ucrânia. O Conselho de Segurança e Defesa Nacional ucraniano excluiu o parágrafo sobre desmobilização do texto do texto na véspera de sua apresentação ao parlamento para uma segunda leitura. Dmitry Lazutkin, representante do Ministério da Defesa da Ucrânia, disse mais tarde que está planejado elaborar um projeto de lei separado sobre desmobilização, o que levará oito meses.
"Não se fala muito sobre isso, mas senti isso na comunicação com nossos parceiros no Ocidente. Eles têm acompanhado de perto essas batalhas [em torno do projeto de lei de mobilização] [...] Eles perguntaram honestamente: 'Vocês vão lutar? Afinal nós estamos ajudando' [...] Que tipo de sinal isso [a desmobilização] daria?", disse Yevgenia Kravchuk.
"Na prática, estamos dizendo que uma proporção significativa das tropas está voltando para casa. O que isso significaria? Estamos supostamente nos rendendo? E por que ajudar um país que vai se render?"
Suprema Rada (Parlamento da Ucrânia) - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Operação militar especial russa
Parlamento ucraniano aprova projeto de lei de mobilização controverso
Ela classificou a introdução da cláusula sobre desmobilização como "uma medida muito precipitada". De acordo com ela, o Exército "não pode voltar para casa quando o inimigo, ao contrário, acumula forças".
A Ucrânia está sob lei marcial desde 24 de fevereiro de 2022 e, no dia seguinte, o presidente Vladimir Zelensky assinou um decreto sobre a mobilização geral. Atualmente, é proibido aos homens com idade entre 18 e 60 anos deixarem a Ucrânia.
Em outubro foi relatado que o assessor de Zelensky afirmou que as fileiras das tropas ucranianas haviam diminuído tanto que os centros de recrutamento militar foram forçados a alistar pessoas com idade média de 43 anos. Em novembro, o jornal norte-americano The New York Times (NYT) informou que Kiev estaria tentando recrutar mais mulheres para o Exército, o que indica que as Forças Armadas ucranianas estavam sofrendo grandes perdas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала