- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embaixada dos EUA em Israel restringe viagens para funcionários e familiares, com aumento de tensões

© AFP 2023 / Jack GuezTropas israelenses movem-se por área ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza e o sul de Israel, em 4 de abril de 2024
Tropas israelenses movem-se por área ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza e o sul de Israel, em 4 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Nos siga no
Diante do aumento das tensões por conta do bombardeio israelense à sede diplomática do Irã em Damasco, capital da Síria, e de uma possível resposta à agressão, a Embaixada dos Estados Unidos em Israel encaminhou nesta quinta-feira (11) um comunicado em que restringe viagens no país.
A recomendação é válida até que um novo aviso seja emitido pela embaixada. "Por precaução, os funcionários do governo dos EUA e seus familiares estão proibidos de viajar pessoalmente para fora das áreas de Tel Aviv (incluindo Herzliya, Netanya e Even Yehuda), Jerusalém e Be'er Sheva até novo aviso", informou o comunicado.
No entanto, os funcionários do governo dos EUA estão autorizados a transitar entre as três áreas para viagens pessoais, acrescentou o texto.
Conforme o anúncio, a embaixada também pode restringir e até proibir viagens para outras áreas de Israel e da Cisjordânia sem qualquer aviso prévio. A avaliação do governo dos EUA é que a segurança em Israel é complexa e pode mudar rapidamente dependendo da situação política e dos eventos recentes.
A bandeira do Irã em rua de Teerã, em 15 de junho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2024
Panorama internacional
Irã ameaça fechar estreito de Ormuz em retaliação e diz que laços Israel-EAU são 'ameaça'

Uso de influência para dissuadir o Irã

Também nesta quinta, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou com seus homólogos turco, chinês e saudita diante da possibilidade de o Irã atacar o território israelense.

"O secretário Blinken esteve envolvido na diplomacia nas últimas 24 horas, através de uma série de telefonemas a homólogos estrangeiros, incluindo os ministros das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, da China, Wang Yi, e da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan, para deixar claro que a escalada não é do interesse de ninguém e que os países deveriam instar o Irã a não escalar", disse Matthew Miller, porta-voz da chancelaria estadunidense, durante uma coletiva de imprensa.

Washington continua a ter Israel como seu maior aliado no Oriente Médio, e mesmo com a ofensiva militar israelense, que já matou mais de 33 mil palestinos, os EUA não cortaram o fluxo de venda de armas a Tel Aviv, embora o presidente Joe Biden tenha feito declarações mais duras sobre o governo de Benjamin Netanyahu nas últimas semanas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала