- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China diz que fala dos EUA sobre Taiwan e AUKUS é 'perigosa'; Xi comenta 'interferência externa'

© AFP 2023 / Jade GaoO presidente da China, Xi Jinping, participa da sessão de encerramento da 14ª Assembleia Popular Nacional (APN) no Grande Salão do Povo em Pequim, em 11 de março de 2024
O presidente da China, Xi Jinping, participa da sessão de encerramento da 14ª Assembleia Popular Nacional (APN) no Grande Salão do Povo em Pequim, em 11 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2024
Nos siga no
O governo chinês classificou como "perigosos" os comentários de um importante diplomata norte-americano de que o projeto do submarino AUKUS poderia ajudar a impedir qualquer movimento chinês contra Taiwan.
Na semana passada, o vice-secretário de Estado, Kurt Campbell, disse que as novas capacidades submarinas aumentariam a paz e a estabilidade, inclusive no estreito que separa a China e Taiwan.

"Seus comentários são muito perigosos […]. O estabelecimento da chamada parceria de segurança trilateral entre os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália visa essencialmente provocar o confronto militar na região através da cooperação militar em pequenos círculos. Qualquer tentativa de usar a cooperação militar para intervir na questão de Taiwan é interferir nos assuntos internos da China e é uma ameaça à paz e à estabilidade na região do estreito de Taiwan", disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China, a repórteres em Pequim nesta quarta-feira (10), segundo a Reuters.

Nesta semana, o premiê do Japão, Fumio Kishida, está em Washington para uma visita à Casa Branca, e tem sido ventilado pela mídia que Tóquio poderia ser chamada para integrar a AUKUS.
Pequim disse estar "seriamente preocupada" com a possibilidade de o Japão aderir ao pacto de segurança, uma vez que a medida "desconsidera o risco de proliferação nuclear", "intensificaria a corrida armamentista na região do Indo-Pacífico e perturbaria a paz e a estabilidade regionais", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, em uma conferência de imprensa, citada pelo South China Morning Post na segunda-feira (8).
Da esquerda à direita, Penny Wong, ministra das Relações Exteriores da Austrália; Richard Marles, vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa da Austrália; David Cameron, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido; e Grant Shapps, secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, realizam coletiva de imprensa no âmbito das Consultas Ministeriais anuais Austrália-Reino Unido (AUKMIN, na sigla em inglês) na Casa do Governo em Adelaide, Austrália do Sul, Austrália, 22 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2024
Panorama internacional
Aliança AUKUS pode se expandir para o Japão e outros países da Ásia-Pacífico, diz mídia
Também nesta quarta-feira (10), o presidente Xi Jinping recebeu no Grande Salão do Povo o ex-líder de Taiwan, Ma Ying-jeou, e disse que inferências externas não poderiam impedir a "reunião familiar" entre os dois lados do estreito de Taiwan, e que não há questões que não possam ser impedidas ou discutidas.
"A interferência externa não pode impedir a tendência histórica de reunificação do país e da família. Não há rancor que não possa ser resolvido, não há problema que não possa ser discutido e não há força que possa nos separar", afirmou Xi, citado pela mídia.
Ma disse a Xi que as tensões causaram desconforto a muitos taiwaneses.
"Se houver uma guerra entre os dois lados, será insuportável para o povo chinês […] os chineses de ambos os lados do estreito têm sabedoria suficiente para lidar pacificamente com todas as disputas e evitar entrar em conflito", disse o ex-presidente.
Pequim vê Taiwan como uma província renegada que pertence por direito à China no âmbito da política de Uma Só China. A ilha autogovernada não declarou formalmente sua independência, mas afirma já ser, mantendo laços próximos a países ocidentais, principalmente os EUA.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала