- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Suprimentos de grãos russos para a Somália cobriram 23% da demanda anual por trigo do país em 2023

© Sputnik / Alexander LiskinCampo de trigo (imagem de referência)
Campo de trigo (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2024
Nos siga no
Em 2023, a Rússia doou 200 mil toneladas de grãos para Somália, Burkina Faso, Mali, Zimbábue, Eritreia e República Centro-Africana. De acordo com o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Oleg Kobyakov, somente na Somália os suprimentos de grãos russos cobriram 23% da demanda anual por trigo.
Em conversa com a Sputnik, Kobyakov afirmou que para Burkina Faso, a cifra foi de 9%, e Mali, de 6%.
Um trabalhador prepara um veículo agrícola para semear sementes de girassol nos campos da empresa agrícola Progress Argo, na região de Krasnodar, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2024
Panorama internacional
Plano da Rússia para criar bolsa de grãos do BRICS será 'um choque no mercado mundial', diz mídia

Bolsa de grãos do BRICS: benefícios possíveis

A criação de uma bolsa de grãos do grupo BRICS trará benefícios potenciais, acrescentou Kobyakov, ao destacar que a bolsa "reuniria os maiores compradores e exportadores de grãos do mundo".
Ele observou que hoje "apenas a Bolsa de Chicago realmente dita os preços do trigo para o mundo todo" e que uma bolsa do BRICS garantiria "melhor previsibilidade do mercado para a próxima temporada" e "reduzirá os preços no longo prazo".
Em 2023, os países-membros do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) representavam cerca de 42% da produção mundial e 40% do consumo de cereais, segundo o Ministério da Agricultura russo.
Em 2024, depois de incluir a Arábia Saudita, o Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irã, a associação aumentaria a produção de cereais para 1,24 bilhão de toneladas e o consumo para 1,23 bilhão.
O presidente russo, Vladimir Putin, apoia a iniciativa para competir com o sistema de preços dos cereais dominado pelo Ocidente e desafiar o dólar americano como principal moeda global.
Apesar das restrições ocidentais ao setor agrícola russo, a Rússia continua a ser um importante ator na agricultura, com quase um quarto do mercado mundial de cereais. Em 2023, o país exportou produtos agrícolas no valor de pelo menos US$ 43,5 bilhões (R$ 218 bilhões) e, em 2024, planeja vender até 65 milhões de toneladas de cereais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала