- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo brasileiro condena ataque de Israel à embaixada iraniana em Damasco

© AFP 2023 / MAHER AL MOUNESAtaque em Damasco
Ataque em Damasco - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2024
Nos siga no
O governo brasileiro divulgou uma nota nesta quarta-feira (3) condenando o ataque aéreo, na segunda-feira (1º), contra a seção consular da Embaixada do Irã em Damasco, na Síria, que provocou mortes e ferimentos entre funcionários diplomáticos e consulares.

"O Brasil recorda a obrigação de todos os países de observarem o princípio da inviolabilidade das representações diplomáticas e consulares, como determinado pelas Convenções de Viena sobre relações diplomáticas e sobre relações consulares, de 1961 e 1963, respectivamente", diz a nota.

A nota enfatiza que o respeito à soberania e à integridade territorial dos países é princípio basilar da Carta das Nações Unidas e exorta todas as partes envolvidas a exercerem o máximo de contenção.
Broken Chair, escultura do artista suíço Daniel Berset, que fica na Praça das Nações, em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, capital da Suíça, em 16 de julho de 2009 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Panorama internacional
Ministro do Irã diz que 'os EUA devem prestar contas' pelo ataque de Israel à embaixada iraniana
O texto termina mencionando a preocupação brasileira com a disseminação de focos de hostilidade na região, que podem resultar em consequências graves e imprevisíveis para a estabilidade no Oriente Médio.

Ataque israelense contra embaixada do Irã

Na segunda-feira (1º), um ataque aéreo israelense à representação iraniana em Damasco matou sete pessoas, entre elas dois generais.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no mesmo dia do atentado, emitiu um comunicado condenando o ataque.
Na nota, o MRE considerou "inaceitável qualquer ataque às instalações diplomáticas e consulares, cuja inviolabilidade é garantida pela Convenção de Viena".
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, classificou anteriormente o ataque como um "crime injusto" cometido pelo Estado judeu, advertindo que tal ação "não ficará sem resposta".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала