- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

França pode mobilizar 1.500 soldados para a Ucrânia ainda neste mês, alerta MRE russo

© AFP 2023 / Ludovic MarinSoldados franceses diante de um sistema de mísseis de defesa aérea de curto alcance Mistral na base aérea Prince Hassan, da Força Aérea Real da Jordânia, cerca de 117 quilômetros a noroeste da capital, Amã, em 22 de dezembro de 2023
Soldados franceses diante de um sistema de mísseis de defesa aérea de curto alcance Mistral na base aérea Prince Hassan, da Força Aérea Real da Jordânia, cerca de 117 quilômetros a noroeste da capital, Amã, em 22 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2024
Nos siga no
Paris pode mobilizar 1.500 soldados neste mês para transferi-los para a Ucrânia, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Em meados de março, a inteligência russa, através do Serviço de Inteligência Externa (SVR, na sigla em russo), já havia alertado para o fato de que um contingente francês de cerca de 2 mil militares poderia seguir para o território ucraniano.

"Há novas informações de que Paris está preparando um contingente militar para enviar à Ucrânia. Para isso, no início de março, o comando da Legião Estrangeira Francesa aprovou a composição de um grupo tático de batalhão de cerca de 1.500 soldados", disse Zakharova nesta quarta-feira (3).

A diplomata acrescentou que "o grupo deverá estar em plena prontidão de combate" em abril para se deslocar à zona de operações militares.
No final de fevereiro, o presidente da França, Emmanuel Macron, sugeriu ter debatido com líderes de alguns países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) o possível envio de soldados à Ucrânia, mas, ao que tudo indica, não foi alcançado consenso.
Cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero, com a participação do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, 27 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2024
Notícias do Brasil
Macron frustrou setor nuclear brasileiro ao escolher não avançar tratativas para usinas, diz mídia
Vários Estados-membros da Aliança Atlântica, incluindo Alemanha, Bulgária, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Polônia, República Tcheca e outros, se distanciaram do comentário do francês e rejeitaram publicamente que enviariam seus soldados.
Comentando as palavras do presidente francês, o Kremlin indicou que tal desenvolvimento levaria inevitavelmente a um confronto militar direto entre a Rússia e a OTAN.
O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, descreveu o simples fato de discutir a possibilidade de enviar "alguns contingentes para a Ucrânia" como uma novidade importante.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала