- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU e Banco Mundial alertam para possível agravamento da contração econômica em Gaza

© AP Photo / Fatima ShbairPalestinos fazem fila para refeição fornecida por ajuda humanitária em Rafah. Faixa de Gaza, 16 de fevereiro de 2024
Palestinos fazem fila para refeição fornecida por ajuda humanitária em Rafah. Faixa de Gaza, 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
A contração econômica na Faixa de Gaza irá piorar este ano e ultrapassará os 50% se a reconstrução do enclave começar depois de 2024, alertaram a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial.

"Com base nos dados de danos e se a reconstrução começar depois de 2024, o prognóstico é de que a contração econômica em Gaza piore significativamente este ano, superando os 50% [anual], à ​​medida que os efeitos da destruição de capital persistem", alertaram as organizações em um relatório divulgado nesta terça-feira (2).

Quanto aos danos às infraestruturas críticas em Gaza, os custos rondam os US$ 18,5 bilhões de dólares (R$ 93,71 bilhões na cotação atual), o que equivale a 97% do produto interno bruto (PIB) da Faixa de Gaza e da Cisjordânia juntas, revelou um estudo elaborado pela ONU e pelo Banco Mundial.
No dia 7 de outubro, um ataque do Hamas contra mais de 20 comunidades israelenses resultou em aproximadamente 1,1 mil mortes, além de mais de 5 mil feridos e captura de 253 reféns, dos quais cerca de 100 foram posteriormente libertados em troca de prisioneiros.
Em retaliação, Israel lançou uma declaração de guerra contra o Hamas e iniciou uma série de bombardeios sobre Gaza, além da invasão terrestre e das artimanhas que se utilizaram para dificultar o acesso a remédios, alimentos e energia elétrica no enclave palestino.
Até o momento, quase 33 mil palestinos morreram e mais de 75 mil ficaram feridos.
Passaportes de trabalhadores humanitários da World Central Kitchen (WCK) assassinados por Israel na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Panorama internacional
Ataque aéreo das FDI em Gaza mata 7 trabalhadores de ONG; Netanyahu o chama de ação involuntária
A Rússia e outros países instam Israel e o Hamas a concordarem com um cessar-fogo e a defenderem uma solução de dois Estados, aprovada pela ONU em 1947, como a única forma possível de alcançar uma paz duradoura na região.
No dia 25 de março, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) exigiu, com 14 votos a favor e a abstenção dos Estados Unidos, um cessar-fogo imediato para o conflito em Gaza durante o mês sagrado do Ramadã e a libertação imediata de todos os reféns.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала