- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataque aéreo das FDI em Gaza mata 7 trabalhadores de ONG; Netanyahu o chama de ação involuntária

© AP Photo / Abdel Kareem HanaPassaportes de trabalhadores humanitários da World Central Kitchen (WCK) assassinados por Israel na Faixa de Gaza
Passaportes de trabalhadores humanitários da World Central Kitchen (WCK) assassinados por Israel na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
Um ataque aéreo realizado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) na segunda-feira (1º) matou sete pessoas que trabalhavam na WCK (World Central Kitchen), ONG do chef espanhol José Andrés, na Faixa de Gaza. O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, reconheceu o ataque e o descreveu como involuntário.
Segundo residentes de Deir al-Balah, alvo do ataque, a investida aérea ocorreu perto de um armazém montado para descarregar mercadorias que chegam em Gaza por via marítima, como carregamentos com ajuda humanitária organizados pela própria WCK a partir de Chipre, noticiou o jornal Haaretz.
Algumas testemunhas duvidaram da posição do Exército de que o incidente foi um erro e seria investigado, uma vez que os carros do comboio foram claramente identificados como pertencentes à organização humanitária.
Netanyahu disse que o ataque foi involuntário e não permitiria que acontecesse novamente, mas fez a observação de que essas situações acontecem "em tempos de guerra".

"Infelizmente houve um acontecimento trágico quando as nossas forças atingiram involuntariamente pessoas inocentes na Faixa de Gaza. Isso normalmente acontece em uma guerra. Estamos investigando minuciosamente, estamos em contato com os governos e faremos todo o possível para evitar que isso aconteça novamente", disse.

Por conta do ataque, a organização decidiu suspender imediatamente as suas operações no enclave. As vítimas são cidadãos de Austrália, Polônia, Reino Unido e Palestina, além de uma pessoa com dupla cidadania dos Estados Unidos e do Canadá, segundo o comunicado oficial.
A equipe da WCK percorria uma zona livre de hostilidades em dois veículos blindados com a logomarca da organização, além de um terceiro veículo. O comboio, embora coordenasse os seus movimentos com as FDI, foi atingido na saída do armazém, depois de descarregar mais de 100 toneladas de alimentos enviados a Gaza por via marítima.
As FDI, por sua vez, afirmaram que estão "examinando minuciosamente, ao mais alto nível" o trágico incidente para descobrir as circunstâncias.
Bandeira iraniana (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024
Panorama internacional
Ataque israelense em prédio próximo à embaixada iraniana na Síria faz 5 vítimas fatais (VÍDEOS)

EUA 'indignados' ao saber do ataque

Parceiro de Israel, os EUA ficaram "indignados" com o ocorrido, segundo o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, nesta terça-feira (2). A Casa Branca confirmou a presença do cidadão norte-americano entre as vítimas.
"Ficamos indignados ao saber de um ataque das FDI que matou vários trabalhadores humanitários civis da WKC", disse Kirby durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала