- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA 'desconheciam' planos de Israel para atingir o consulado do Irã em Damasco, diz mídia

© Sputnik / Stringer / Acessar o banco de imagensO presidente dos EUA, Joe Biden
O presidente dos EUA, Joe Biden - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
Os Estados Unidos informaram o Irã que Washington "não tinha envolvimento" ou conhecimento prévio de um ataque mortal israelense a uma instalação diplomática iraniana na capital síria, informou o Axios nesta terça-feira (2), citando autoridades norte-americanas não identificadas familiarizadas com o assunto.
Na segunda-feira (1º), Israel realizou um ataque aéreo ao edifício do Consulado-Geral do Irã em Damasco, destruindo o edifício. O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) confirmou que o ataque israelense ao edifício do Consulado-Geral iraniano em Damasco matou dois generais do IRGC e cinco oficiais.

Os EUA "não tiveram envolvimento no ataque [israelense] e não sabíamos disso com antecedência", disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional ao portal de notícias.

Washington afirmou ainda que "comunicou isso diretamente ao Irã", disse um alto funcionário dos EUA, citado pela apuração.
Israel teria notificado a administração do presidente dos EUA, Joe Biden, "alguns minutos antes de sua força aérea conduzir o ataque", mas não pediu luz verde aos EUA. Israel não informou aos EUA que estava planejando bombardear um prédio no complexo da embaixada iraniana, disse a mídia.
A ex-subsecretária de Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland, disse que Washington deveria estar preocupado com as possíveis consequências do ataque israelense ao edifício do Consulado-Geral do Irã em Damasco, acrescentando que o incidente poderia levar a uma nova escalada na crise no Oriente Médio.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала