- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte anuncia lançamento de novo míssil balístico hipersônico de alcance intermediário

© AP Photo / Ahn Young-joonTV mostra lançamento de míssil balístico intercontinental, na Estação Ferroviária de Seul. Coreia do Sul, 16 de março de 2023
TV mostra lançamento de míssil balístico intercontinental, na Estação Ferroviária de Seul. Coreia do Sul, 16 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (2) que o míssil balístico lançando ontem em direção ao mar do Leste, também conhecido como mar do Japão, é um novo modelo hipersônico e de médio alcance.
De acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês), a nova arma (Hwasong-16) é equipada com uma ogiva hipersônica, e atualmente todos os mísseis desenvolvidos pelo país são movidos a combustível sólido e possuem capacidade nuclear.
O lançamento foi divulgado ontem à noite pela agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap, citando militares sul-coreanos. As informações são de que o míssil voou cerca de 650 quilômetros antes de cair no mar do Leste.
Esse foi o terceiro teste de míssil balístico feito sob as ordens do líder norte-coreano Kim Jong-un.
Mísseis hipersônicos viajam a uma velocidade de, pelo menos, Mach 5 — cinco vezes a velocidade do som —, e são projetados para serem manobráveis em trajetórias de voos imprevisíveis e voarem em altitudes baixas.
Um míssil com essas características pode percorrer 195 quilômetros, entre Pyongyang e Seul, de um a dois minutos.
Imagem tirada da câmera a bordo do foguete norte-coreano realizando teste de satélite - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024
Coreia do Norte planeja lançar mais satélites de reconhecimento: fizemos 'progressos significativos'
Há pouco mais de 15 dias, o líder norte-coreano Kim Jong-un orientou exercícios envolvendo lançadores de foguetes múltiplos na região oeste do país.
Em meados de março, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que a Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos de curto alcance, que voaram cerca de 350 quilômetros antes de cair no mar do Japão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала