- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do Peru não declarou relógios de luxo à Controladoria do país, revela documento

© AP Photo / Martin MejiaDina Boluarte, presidente do Peru, participa de cerimônia no Ministério das Relações Exteriores, em Lima. Peru, 20 de dezembro de 2022
Dina Boluarte, presidente do Peru, participa de cerimônia no Ministério das Relações Exteriores, em Lima. Peru, 20 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024
Nos siga no
Documentos divulgados nesta segunda-feira (1º) revelaram que a presidente do Peru, Dina Boluarte, não declarou à Controladoria Geral da República no país andino que possui três relógios de luxo da marca Rolex. A situação ainda levou o Congresso do país a apresentar um segundo pedido de destituição de Boluarte do cargo.

"Dina Ercilia Boluarte Zegarra é incriminada em sua condição de ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social e, depois, como presidente da República por ter omitido em sua declaração juramentada de renda e bens correspondente aos anos de 2021–2023 os três relógios da marca Rolex, avaliados […] aproximadamente em US$ 32 mil [R$ 161 mil]", indica o relatório.

O documento judicial é feito pelo Supremo Tribunal de Investigação Preparatória de Lima, com base em informações fornecidas pelo Ministério Público, que investiga um suposto enriquecimento ilícito e falsidade na declaração de bens por parte da presidente, que enfrenta um turbulento mandato.
Em 2021 e 2022, Boluarte atuava como ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social, ao mesmo tempo que ocupava o cargo de vice-presidente da República, ao qual foi eleita no pleito de 2021 na chapa do ex-presidente Pedro Castillo, que sofreu impeachment em 2022.
Em dezembro de 2022, Castillo foi destituído pelo Congresso, quando o cargo passou a ser ocupado pela então vice-presidente Boluarte.
Na última quinta-feira (28), o Ministério Público vasculhou a casa de Boluarte em busca de evidências dos relógios de luxo. Posteriormente, a mandatária alegou ser vítima de uma "perseguição política", apesar de não ter apresentado provas que apontem a origem lícita dos itens.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, na Legião de Honra em São Francisco, Califórnia, em 16 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2024
Panorama internacional
Casa da presidente do Peru é invadida pela polícia em busca de relógios Rolex (VÍDEO)

Segundo pedido de destituição

Parlamentares apresentaram um segundo pedido de destituição da presidente Dina Boluarte por conta do escândalo de corrupção relacionado à posse dos relógios de luxo.
"Os congressistas da República que assinam […] apresentam à representação nacional a seguinte moção de vacância contra a senhora Dina Ercilia Boluarte Zegarra […] devido à sua permanente incapacidade moral ou física para chefe de Estado", indica o documento apresentado à mesa diretora do Parlamento.
A moção é assinada por 25 legisladores dos partidos Peru Livre, Bloco Magisterial, Peru Bicentenário, Ação Popular, Mudança Democrática — Juntos pelo Peru, entre outros partidos da esquerda e centro-esquerda do país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала