- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel: Al Jazeera pode ser expulsa do país após aprovação de lei contra mídia estrangeira

© AP Photo / Majdi MohammedJornalistas cercam o corpo de Shireen Abu Akleh, da rede Al Jazeera, no necrotério do hospital na cidade de Jenin. Cisjordânia, 11 de maio de 2022
Jornalistas cercam o corpo de Shireen Abu Akleh, da rede Al Jazeera, no necrotério do hospital na cidade de Jenin. Cisjordânia, 11 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024
Nos siga no
O Parlamento de Israel aprovou na última semana um projeto de lei que permite fechar redes de notícias estrangeiras consideradas de risco à segurança do país. Ao todo, foram 71 votos favoráveis e apenas dez contrários.
Diante da nova legislação, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu nesta segunda-feira (1º) "agir imediatamente" para encerrar as operações da Al Jazeera no país. "A Al Jazeera não será mais transmitida de Israel. Pretendo agir imediatamente de acordo com a nova lei para interromper a atividade do canal", declarou.
Conforme Netanyahu, o canal do Catar possui viés anti-Israel. A medida já gerou preocupação até dos aliados mais próximos do país judeu, como os Estados Unidos. A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, comentou a mudança: "A liberdade de imprensa é importante. E se esses relatos forem verdadeiros, é preocupante para nós", disse a um repórter da emissora.
Jornalistas cobrindo os conflitos entre Israel e Palestina. Gaza, 20 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Panorama internacional
Quarenta e um jornalistas já morreram no conflito Israel-Hamas

Censura e hostilidade

Já o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ, na sigla em inglês) classificou à rede árabe de televisão que a lei israelense representa "uma ameaça significativa para a mídia internacional", além de contribuir com a censura e hostilidade do trabalho jornalístico, "tendência que se intensificou desde o início da guerra Israel-Gaza".
Um dos poucos canais de mídia internacional que faz transmissões em tempo real de Gaza durante o conflito, a Al Jazeera é acusada pelo ministro das Comunicações, Shlomo Karhi, de ter posicionamento a favor do Hamas no conflito. A emissora conta com escritórios na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, e em maio de 2022 teve a jornalista Shireen Abu Akleh morta durante a cobertura de uma operação militar israelense no território palestino, segundo o canal.
"A legislação foi aprovada enquanto Netanyahu enfrenta enormes protestos contra sua condução da guerra em Gaza e as falhas de segurança que não detectaram os ataques liderados pelo Hamas em 7 de outubro no sul de Israel", ressaltou a emissora.
Em quase seis meses, o conflito já provocou quase 33 mil mortes em Gaza. No último fim de semana, cerca de 100 mil pessoas foram às ruas em Israel e pediram a convocação de novas eleições, além da saída imediata de Netanyahu do poder.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала