- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milei anuncia corte de 70 mil empregos públicos e diz que 'há muito mais motosserra' para economia

© AFP 2023 / Juan MabromataO presidente da Argentina, Javier Miei, discursa durante o Fórum Econômico Internacional das Américas (IEFA) em Buenos Aires, em 26 de março de 2024c
O presidente da Argentina, Javier Miei, discursa durante o Fórum Econômico Internacional das Américas (IEFA) em Buenos Aires, em 26 de março de 2024c - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Nos siga no
Durante um discurso no Fórum Econômico Internacional das Américas (IEFA) na terça-feira (26), o presidente argentino Javier Milei comunicou sobre seu planejamento para despedir 70 mil funcionários públicos nos próximos meses.
Além dos cortes de empregos, Milei se vangloriou de ter congelado obras públicas, cortado parte do financiamento aos governos provinciais e encerrado mais de 200 mil planos de bem-estar social, o qual ele classificou como "corruptos", relata a Bloomberg.
Segundo a mídia, todas essas medidas fazem parte da sua estratégia para alcançar um equilíbrio fiscal a qualquer custo neste ano.

"O ajuste fiscal que fizemos tem muito de liquidificador. Há muito mais motosserra", afirmou o presidente no IEFA, referindo-se à erosão dos salários e pensões pela inflação anual de 276%.

A mídia analisa que embora representem apenas uma pequena fração dos 3,5 milhões de trabalhadores do setor público da Argentina, os cortes de empregos deverão enfrentar mais resistência por parte dos poderosos sindicatos do país e poderão pôr em risco os seus elevados índices de aprovação.
Rodolfo Aguiar, presidente do sindicato Associação dos Trabalhadores do Estado (ATE), anunciou no X (antigo Twitter) ontem (26) uma greve nacional sem fornecer mais detalhes.
Um relatório do governo detalhou que os trabalhadores do setor privado sofreram a pior perda salarial em um mês em pelo menos três décadas depois que Milei assumiu a presidência do país em dezembro, escreveu a Bloomberg.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала