- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

STF valida 21 acordos com acusados de crimes nas ações de 8 de janeiro

© Folhapress / Fotoarena / Ton MolinaInterior do Supremo Tribunal Federal (STF) destruído por manifestantes bolsonaristas em meio à invasão da Praça dos Três Poderes e de prédios públicos. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023
Interior do Supremo Tribunal Federal (STF) destruído por manifestantes bolsonaristas em meio à invasão da Praça dos Três Poderes e de prédios públicos. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Nos siga no
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, validou nesta terça-feira (26) 21 acordos de não persecução penal com acusados por terem cometido crimes no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando patrimônios públicos foram depredados e vandalizados em protesto ao resultado da eleição presidencial.
Os acordos foram aplicados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e valem para acusados de crimes cometidos sem violência ou grave ameaça. Com pena mínima de quatro anos, eles podem confessar os crimes em troca de penas alternativas à prisão.
Os réus deverão prestar serviços à comunidade, participar de um curso sobre "Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estados sociais" e pagar multas entre R$ 1 mil e R$ 5 mil, dependendo do crime. Eles também estão proibidos de acessar as redes sociais.
Os investigados que participaram dos atos de depredação do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo não terão direito ao benefício e serão julgados pela Suprema Corte.
Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) durante os julgamentos das ações contra participantes dos atos do 8 de Janeiro. Brasília (DF), 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2024
Notícias do Brasil
STF prorroga inquérito que apura atuação de Bolsonaro nos atos de 8 de Janeiro
No fim de fevereiro, o STF formou maioria para condenar mais 15 acusados de terem financiado os atos contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
As penas vão de 12 a 17 anos de prisão. Os acusados respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. O Supremo já condenou 86 investigados, incluindo os 15.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала