- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coalizão de oposição venezuelana consegue nomear candidato provisório em meio a tensões com EUA

© AP Photo / J Pat CarterHomem agita bandeiras da Venezuela e dos Estados Unidos
Homem agita bandeiras da Venezuela e dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Nos siga no
A principal coalizão de oposição venezuelana, a Plataforma Unitaria Democrática (PUD), anunciou nesta terça-feira (26) a nomeação provisória de Edmundo González Urrutia como candidato às eleições presidenciais.
A medida foi tomada após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) conceder prorrogação de duas horas devido às dificuldades enfrentadas pela oposição para ingressar no sistema de registro de requerentes.

"Decidimos registrar provisoriamente o diretor da Mesa Redonda da Unidade Democrática, Edmundo González Urrutia, para preservar o exercício dos direitos políticos que correspondem à nossa organização política até conseguirmos registrar a nossa candidatura unitária", afirmou a coalizão em comunicado nas redes sociais.

A próxima eleição presidencial na Venezuela está marcada para 28 de julho, em meio a uma grande tensão entre o governo do presidente Nicolás Maduro, que busca a reeleição, e a oposição, apoiada pelos EUA, que vem realizando ações no país, a fim de tentar desestabilizar a política venezuelana.
Recentemente, a oposição enfrentou desafios, como a detenção de alguns dos principais assessores de María Corina Machado, figura destacada contrária ao governo de Maduro.
Tais assessores foram acusados de planejar ações para forçar a elegibilidade de Machado. Além disso, o procurador-geral da Venezuela apresentou um vídeo de confissão de um dos colaboradores de Machado, revelando financiamento estrangeiro ao seu partido, o Vente Venezuela.
Manifestante da oposição agita bandeira venezuelana em frente aos escritórios administrativos da petroleira estatal venezuelana PDVSA, em Caracas, Venezuela (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Panorama internacional
Brasil e Colômbia citam 'preocupação' com eleição na Venezuela; Caracas rebate: 'Intervencionistas'
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала