- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista húngaro: responsabilidade do Daesh no ataque ao Crocus City Hall é questionável

© Sputnik / Kirill KallinikovPrédio da sala de concertos do Crocus City Hall, região de Moscou, Rússia
Prédio da sala de concertos do Crocus City Hall, região de Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Nos siga no
A responsabilidade do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) pelo ataque ao Crocus City Hall é questionável, porque os criminosos se comportaram de forma atípica para os militantes da organização, não sendo excluída a "operação sob falsa bandeira", disse especialista húngaro.
"Hoje, a este respeito, vemos uma imagem que nos querem mostrar, não a realidade […]. Não pode ser descartada a possibilidade da chamada 'operação sob falsa bandeira' – isto é, quando os serviços de inteligência de um país contratam outro órgão ou grupo para realizar algum tipo de ação", disse Jozsef Horvath, conselheiro para a Política de Segurança do Centro Húngaro para os Direitos Fundamentais ao jornal Magyar Nemzet.

Ele observou que até agora o Daesh recrutava militantes "por crença, não por dinheiro". "Também é interessante que os criminosos tenham fugido após a operação e não agiram como homens-bomba", acrescentou o especialista, observando que os terroristas não deixaram uma bandeira do Daesh, o que é estranho para os atos terroristas dessa organização.

Segundo Horvath, o fato de que "os americanos se distanciaram muito rapidamente" da participação do ato também parece autoidentificativo. "Talvez até porque eles possam temer que os ucranianos estejam envolvidos neste ato terrorista", apontou ele.
Pessoas acendem velas durante homenagem às vítimas de atentado terrorista - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2024
Panorama internacional
Atentado em Moscou mostrou união russa; atuação de Kiev é possível, diz brasileiro que está no país
O especialista político húngaro Georg Spottle expressou a confiança de que os serviços especiais russos em breve estabelecerão o cliente do crime e "darão um grande golpe no país ou organização por trás dele".
O ataque ao Crocus City Hall, localizado na cidade de Krasnogorsk, nos arredores de Moscou, ocorreu na noite de sexta-feira (22), quando um grande número de pessoas se preparava para assistir a um show da banda de rock russa Picnic. Segundo autoridades russas, pelo menos 137 pessoas morreram no ataque e mais de 100 ficaram feridas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала