- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ex-braço direito de Bolsonaro, Mauro Cid é preso por descumprir medidas e obstrução de Justiça

© Foto / Lula Marques/ Agência BrasilTenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, presta depoimento à CPI do 8 de Janeiro. Brasília (DF), 11 de julho de 2023
Tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, presta depoimento à CPI do 8 de Janeiro. Brasília (DF), 11 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2024
Nos siga no
O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, voltou a ser preso nesta sexta-feira (22), segundo informou o Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, emitiu uma ordem de prisão preventiva para o militar, que é ex-ajudante de Bolsonaro. O Supremo relatou que a prisão ocorreu devido ao descumprimento de medidas judiciais e à obstrução de Justiça, embora não tenha especificado quais medidas cautelares foram desobedecidas.
Jair Bolsonaro, então presidente, participa da cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brasília, 16 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Notícias do Brasil
STF: PGR tem 15 dias para decidir se aceita denúncia da PF contra Bolsonaro por fraude da vacina
Cid foi detido após a divulgação de áudios nos quais ele alega ter sido pressionado pela Polícia Federal durante interrogatórios, além de fazer críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. As gravações foram reveladas pela revista Veja na quinta-feira (21).

Áudios vazados

Nos últimos dias, surgiram questionamentos sobre a veracidade de suas declarações. Em alguns dos áudios obtidos pela Veja, destacam-se ataques direcionados ao ministro do STF Alexandre de Moraes e à Polícia Federal.
Desde que iniciou sua cooperação com as autoridades, Cid já prestou seis depoimentos à PF, nos quais revelou detalhes dos planos golpistas discutidos por Bolsonaro e seu círculo mais próximo.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro caminha ao chegar ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Brasil, em 29 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2024
Notícias do Brasil
Moraes proíbe Bolsonaro e outros investigados de ir a eventos das Forças Armadas
No entanto, surgiram gravações de conversas privadas de Cid, nas quais ele questiona a condução dos depoimentos e alega que suas palavras foram distorcidas e manipuladas pelos investigadores, conforme publicou a Veja.
Nas gravações obtidas, ele expressa sua frustração com o processo, afirmando que foi pressionado a corroborar uma narrativa predefinida pelos policiais, mesmo quando suas declarações não condiziam com a realidade dos fatos.
Ele menciona que foi induzido a confirmar informações que não presenciou e que algumas declarações foram tiradas de contexto.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала