- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reunião dos líderes da UE termina sem decisões sobre ativos russos e pedido de cessar-fogo em Gaza

© AP Photo / Markus SchreiberBandeiras da Alemanha, Ucrânia e União Europeia
Bandeiras da Alemanha, Ucrânia e União Europeia - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Nos siga no
Os líderes da União Europeia (UE) se reuniram nesta quinta-feira (21) para tratar de alguns assuntos, entre eles o cessar-fogo em Israel e o que fazer ou não com os ativos russos presentes na UE.
Sobre Israel, os representantes pediram que o país evite realizar uma operação terrestre na cidade de Rafah e apelaram por uma pausa humanitária imediata na Faixa de Gaza que leve a um cessar-fogo sustentável.
Vladimir Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C. EUA,  21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Panorama internacional
França e China pressionam Kiev a eliminar lista de 'patrocinadores de guerra', diz mídia britânica

"O Conselho Europeu pede ao governo israelense que não realize uma operação terrestre em Rafah, o que agravaria a já catastrófica situação humanitária e impediria a prestação urgentemente necessária de serviços básicos e de assistência humanitária", diz um documento da instituição deliberativa.

O Conselho Europeu também apelou por uma "pausa humanitária imediata que conduza a um cessar-fogo sustentável e à libertação incondicional de todos os reféns".

O que fazer com os ativos russos?

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia não conseguiram chegar a um acordo sobre os bens congelados da Rússia, de acordo com um documento emitido no final da reunião.
"O Conselho Europeu continua trabalhando nas recentes propostas do Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança [Josep Borrell] e da Comissão Europeia", diz o texto.
Presidente da Argentina, Javier Milei, faz gestos enquanto entrega seu primeiro discurso político ao Parlamento durante a inauguração da 142ª sessão ordinária do Congresso em Buenos Aires. Argentina, 1º de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Panorama internacional
'Péssimo para a integração sul-americana', diz especialista sobre comportamento de Milei
Mais cedo, Josep Borrell, chefe da diplomacia da UE, declarou estar confiante de que os líderes dos 27 países aprovariam a sua proposta de utilizar os rendimentos dos ativos russos congelados para ajuda militar ao presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала