- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

França e China pressionam Kiev a eliminar lista de 'patrocinadores de guerra', diz mídia britânica

© AP Photo / Evan VucciVladimir Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C. EUA, 21 de setembro de 2023
Vladimir Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C. EUA,  21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Nos siga no
A Ucrânia poderá "desmantelar" em poucos dias sua lista negra de "patrocinadores de guerra", método que foi central na campanha de Kiev para expor empresas que fazem negócios com a Rússia.
De acordo com fontes ouvidas pela revista Reuters, Kiev pode ter que tomar essa atitude após uma pressão feita especialmente por Pequim e Paris.

"É a China, mas não só a China", disse uma pessoa com conhecimento direto do assunto, aludindo também à pressão da França para retirar da lista o varejista Auchan e a Leroy Merlin.

Uma segunda fonte disse que além de Paris e Pequim, Áustria e Hungria também exerceram pressão sobre a Ucrânia por causa da lista, acrescentando que esta poderia ser retirada da Internet dentro de dias. Uma terceira pessoa disse que havia frustração com a Ucrânia por destacar empresas de países que apoiavam Kiev, relata a mídia.
A lista negra não tem valor legal, mas tem sido um constrangimento para cerca de 50 grandes empresas apontadas por operar na Rússia e "ajudar" o lado russo no conflito, por exemplo, pagando impostos.
O fim da campanha de denúncia, se acontecer, seria um indicativo de como Kiev poderá ter de suavizar a sua posição, à medida que se torna mais difícil manter o apoio global ao seu esforço de guerra, mais de dois anos após a invasão em grande escala, analisa a agência britânica.
Pequim, grande consumidor de grãos ucranianos, exigiu em fevereiro que Kiev retirasse 14 empresas chinesas da lista para "eliminar os impactos negativos".
Um emblema nacional chinês é visto fora do Gabinete para a Salvaguarda da Segurança Nacional do Governo Popular Central na Região Administrativa Especial de Hong Kong após a sua inauguração oficial em Hong Kong  - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Panorama internacional
China diz à Ucrânia para retirar suas empresas da lista de patrocinadores da guerra 'imediatamente'
No ano passado, Budapeste ameaçou bloquear o apoio militar da União Europeia à Ucrânia e as sanções contra a Rússia, a menos que o OTP Bank fosse retirado da lista negra. Foi removido meses depois.
A Áustria, que continua a usar gás russo e funciona como uma plataforma para o dinheiro russo, adotou uma posição semelhante.
No final do ano passado, o seu governo disse que não concordaria com as sanções do bloco europeu até que o Raiffeisen Bank International, o maior banco ocidental da Rússia, fosse retirado da lista negra. Raiffeisen foi suspenso da lista.
O logotipo do banco Raiffeisen Bank International é visto no topo de um edifício atrás de um enorme monumento a Vladimir Lenin, o fundador da URSS, em Moscou. Rússia, 3 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2023
Panorama internacional
Áustria bloqueia sanções contra a Rússia por inserção de banco em lista negra ucraniana, diz mídia
Duas das fontes disseram ser possível que a lista, elaborada pela Agência Nacional de Prevenção da Corrupção (NACP, na sigla em inglês) ucraniana, seja transferida sob a alçada da agência de inteligência militar da Ucrânia e mantida.
Na primeira indicação de pressão crescente, o Gabinete de Ministros do governo ucraniano disse em um comunicado na terça-feira (20) que uma reunião de altos funcionários do governo e diplomatas estrangeiros foi convocada naquele dia: "O NACP concordou que há de fato uma questão sobre o futuro funcionamento da lista", afirmou a agência segundo a mídia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала