- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia alerta Japão sobre as consequências no caso de transferência de mísseis Patriot à Ucrânia

© AP Photo / David KeatonSoldados suecos participam de apresentação militar do sistema de mísseis de defesa antiaérea Patriot de médio alcance, em Estocolmo, Suécia, em 30 de abril de 2023
Soldados suecos participam de apresentação militar do sistema de mísseis de defesa antiaérea Patriot de médio alcance, em Estocolmo, Suécia, em 30 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia enviou alerta urgente ao Japão, por meio de canais diplomáticos, sobre as possíveis consequências da transferência de mísseis do sistema de defesa aérea Patriot para os EUA, que poderiam acabar na Ucrânia.
O diretor interino do terceiro departamento asiático da pasta, Sergei Zhestky, declarou à Sputnik que a transferência desses mísseis poderia ser interpretada como "um apoio indireto ao regime de Kiev".
A decisão das autoridades japonesas, confirmada pela Casa Branca no final de dezembro, de transferir os mísseis do sistema Patriot para americanos foi justificada como medida para melhorar a segurança do Japão e fortalecer a paz e a estabilidade na região do Indo-Pacífico.
No entanto, o Ministério das Relações Exteriores russo expressou preocupação de que tais armamentos possam ser eventualmente utilizados para fortalecer as Forças Armadas da Ucrânia, alimentando ainda mais o conflito na região.
Soldado ucraniano participa de exercício militar em campo de treinamento no Reino Unido, em 24 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Panorama internacional
Ex-secretário de Defesa diz que envio de tropas do Reino Unido para Kiev não poderia ser descartado
Zhestky destacou que, quando o governo japonês, sob Fumio Kishida, flexibilizou as regras para exportação de produtos militares em dezembro de 2023, permitiu a transferência dos mísseis Patriot para Washington — o que foi alertado por Moscou.
Eles enfatizaram que não havia dúvidas de que tais armamentos poderiam beneficiar o regime de Vladimir Zelensky, e não seriam usados para a segurança do Japão.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convidou o chefe do Departamento para Assuntos Russos do homólogo japonês para uma reunião sobre a situação em torno da Ucrânia.
O convite veio durante as consultas em Moscou entre o chefe do departamento japonês e sua embaixada, evidenciando a preocupação mútua sobre os desdobramentos na região.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала