- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil bate recorde histórico com mais de 1,8 milhão de casos de dengue em 2024

© AP Photo / Felipe DanaMosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue, fotografado através de microscópio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue, fotografado através de microscópio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Nos siga no
O Brasil enfrenta crise de saúde pública com o aumento exponencial dos casos de dengue, atingindo um marco alarmante de mais de 1,8 milhão de casos (prováveis e confirmados) nas primeiras 11 semanas de 2024.
De acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira (18), este número representa um recorde histórico, desde o início da série histórica em 2000.
No mesmo período do ano anterior, o país registrava 400.197 casos.
Além disso, foram confirmadas 561 mortes relacionadas à dengue desde janeiro, com outras 1.020 ainda em investigação. Em contraste, no ano anterior, foram registradas 257 mortes nas 11 semanas iniciais.
A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, alertou em fevereiro sobre a estimativa de 4,2 milhões de casos esperados para este ano.
Jabuticaba Sem Caroço #333 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Jabuticaba Sem Caroço
Foco na dengue: a eficácia das medidas complementares para combater o mosquito
A escalada levou diversas unidades da Federação a decretarem estado de emergência, incluindo São Paulo, Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amapá e Distrito Federal.
Um dos fatores que contribuem para a disseminação da doença é a presença de diferentes sorotipos do vírus da dengue no país.
O sorotipo 1 é o mais prevalente, registrado em todos os estados, seguido pelo sorotipo 2, presente em 24 estados e no Distrito Federal. A circulação simultânea dos quatro sorotipos é observada em território nacional, sendo que Minas Gerais é o único estado até o momento a reportar a presença de todos os sorotipos atuando simultaneamente.
Vale destacar que o vírus da dengue possui quatro sorotipos distintos - DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 - todos capazes de causar diferentes formas da doença. Uma pessoa pode contrair dengue até quatro vezes ao longo da vida devido à exposição aos diferentes sorotipos do vírus.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала